Facebook lança loja virtual de presentes reais

A rede social Facebook lançou ontem o serviço Gifts, que permite aos utilizadores comprar e oferecer presentes reais aos seus amigos virtuais. Por enquanto, a loja está apenas disponível para um número reduzido de utilizadores norte-americanos, mas será gradualmente alargada a todos os mercados.

De acordo com o jornal USA Today, o serviço Facebook Gifts arranca no mercado norte-americano com cerca de 100 parceiros comerciais, entre os quais as empresas Starbucks, Magnolia Bakery e 1-800-Flowers. Através da loja virtual, é possível enviar presentes como peluches, chocolates, flores ou equipamentos electrónicos. O Facebook ficará com uma parte do valor das vendas, mas a percentagem de comissão não foi revelada.

O serviço está a ser promovido com a assinatura “Real Friends. Real Gifts” (“Amigos Reais. Presentes Reais”), e começou a ser desenvolvido depois de o Facebook ter adquirido, em Maio passado, a Karma, uma start-up de social gifting.

Este é o segundo serviço na área do e-commerce criado pelo Facebook, mas o primeiro que possibilita a compra de produtos reais. Em 2007, a rede social liderada por Mark Zuckerberg lançou o serviço Gift Shop, que apenas permitia a compra e oferta de presentes virtuais, mas acabou por encerrá-lo em Agosto de 2010, em prol de uma maior aposta no desenvolvimento de outras funcionalidades. Porém, a pressão dos investidores, após o Facebook já ter perdido quase metade do seu valor de mercado desde que entrou em bolsa, pode estar na origem da abertura da nova loja, à medida que a empresa procura diversificar as suas fontes de receitas.

De acordo com o site Mashable, os utilizadores da rede social poderão enviar os presentes a partir de um ícone colocado na mesma caixa que permite a publicação de posts ou fotografias, ou então ao lado do nome de um amigo que faz anos. Depois, o utilizador deve seleccionar o presente e escolher se deseja pagar no momento ou mais tarde. O destinatário é notificado (por telefone, email ou através da sua página do Facebook) e deve confirmar a morada para onde o presente será enviado. Em alguns casos, pode mesmo alterar o presente escolhido – por exemplo o sabor dos bolos ou a cor do peluche.

Artigos relacionados