Facebook compra patentes da IBM em auto-defesa

mark-zuckerberg-facebook1O Facebook adquiriu cerca de 750 patentes da International Business Machines (IBM), numa operação que pode ajudar a rede social a defender-se das acusações de violação de propriedade intelectual por parte da Yahoo.

As patentes adquiridas à IBM abrangem áreas como software e networking, reforçando as defesas legais da rede social mais utilizada em todo o mundo, avança a agência Bloomberg, que cita uma fonte ligada ao processo. O negócio aumenta o portefólio do Facebook que, até agora, detinha apenas 56 patentes próprias, um número quase insignificante quando comparado com outras gigantes tecnológicas americanas. De acordo com a Bloomberg, a Yahoo, a Google e a Microsoft têm, cada uma, pelo menos mil patentes licenciadas em seu nome.

A operação surge cerca de duas semanas depois de a Yahoo ter processado o Facebook, alegando que detém direitos sobre propriedade intelectual que é vital para o funcionamento da rede social. O portal reivindica que “todo o modelo de rede social” da empresa liderada por Mark Zuckerberg é baseado na sua tecnologia, e acusa a rede social de infringir 10 patentes em áreas como privacidade, publicidade e partilha de informação.

De acordo com o site especialista em tecnologia The Verge, algumas das patentes agora adquiridas pelo Facebook podem também ter sido licenciadas pela IBM à Yahoo, o que reforça a hipótese de que a rede social, que está em vias de se estrear em bolsa, procure, com este negócio, protecção legal contra o processo interposto pelo portal.

A acção da Yahoo não é inédita. Em 2004, o portal de internet interpôs uma queixa semelhante à Google, que tinha acabado de apresentar uma oferta pública inicial para dar entrada na praça bolsista nova-iorquina. A Yahoo tinha adquirido a Overture, a companhia que inventou o search advertising, e obrigou a Google a pagar pela utilização dessa tecnologia. Na altura, a Google entregou 2,7 milhões de acções, que ascenderam a 230 milhões de dólares (aproximadamente 172,8 milhões de euros, no câmbio actual) quando a empresa se estreou em bolsa, cerca de duas semanas depois.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal