Sonae reforça estratégia de internacionalização

sonae_marcaNo seguimento de um acordo celebrado com o Grupo Numero 1, a Sonae prevê a abertura de lojas de retalho especializado nas Ilhas Canárias. A expansão, que envolve as marcas Worten (electrodomésticos e electrónica de consumo), SportZone (equipamento e vestuário desportivo) e Zippy (vestuário de bebé e criança), assume novos moldes e enquadra-se no plano estratégico da Sonae de acelerar a sua internacionalização.

O acordo celebrado com o Grupo Numero 1 prevê a criação de duas joint ventures, uma para a Worten e outra para a SportZone, com a Sonae SR a deter 51% dessas companhias e a aproveitar o conhecimento do retalho local e o networking do seu parceiro. O plano de expansão destas duas joint ventures contempla a abertura de 14 lojas Worten e 14 lojas SportZone nas Ilhas Canárias, até 2014, com a inauguração da primeira loja de cada formato prevista para o 4º trimestre de 2010. O investimento necessário deverá ascender 45 milhões de euros e está alinhado com a implementação de uma abordagem capital light para a expansão, sendo os imóveis detidos por terceiros. Este acordo está condicionado à aprovação necessária da Autoridade da Concorrência espanhola.

A parceria celebrada contempla ainda o franchising da marca Zippy nas Ilhas Canárias ao Grupo Numero 1, ficando este a gerir uma nova sociedade criada nos termos do contrato de franchising celebrado. O plano de expansão desta empresa contempla a abertura de 14 lojas Zippy nas Ilhas Canárias, até 2014, estando prevista a inauguração da primeira loja no 4 º trimestre de 2010.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Primeiro Porsche 911: Uma obra-prima alemã