Facebook faz 10 anos. Mark Zuckerberg gosta disto

facebook-mark-zuckerberg_2Há exactamente 10 anos, Mark Zuckerberg e os seus colegas de quarto (Eduard Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes) tiveram a ideia de criar uma forma de ligação entre os estudantes da Universidade de Harvard através da internet. O que não imaginavam é que viria a revolucionar o mundo. Numa carta aberta publicada no seu perfil do Facebook, Mark Zuckerberg recorda todo o percurso e traça o caminho para os próximos 10 anos.

Leia aqui na íntegra a mensagem do CEO do Facebook:

«Hoje é o décimo aniversário do Facebook. Esta tem sido uma viagem fantástica e estou muito grato por fazer parte dela. É raro poder tocar as vidas de tantas pessoas, e eu tento lembrar-me de aproveitar ao máximo cada dia e ter o maior impacto possível.

As pessoas perguntam-me frequentemente se alguma vez imaginei que o Facebook se iria tornar naquilo que é hoje. Nem pensar. Lembro-me de, uma noite na universidade, estar a comer pizza com os meus amigos pouco depois de ter inaugurado o Facebook. Disse-lhes que estava entusiasmado por ajudar a ligar a nossa comunidade escolar, mas que um dia alguém deveria ligar o mundo inteiro. Sempre pensei que isto fosse importante – dar às pessoas o poder de partilharem e de estarem ligadas, incentivá-las a criarem as suas próprias comunidades.

Quando penso nos últimos 10 anos, uma pergunta que faço a mim mesmo é: porque é que fomos nós que construímos isto? Éramos apenas estudantes. Tínhamos menos recursos do que as grandes companhias. Se elas se tivessem focado neste problema, poderiam tê-lo feito.

A única resposta em que consigo pensar é esta: nós preocupávamo-nos mais. Enquanto alguns duvidavam que ligar o mundo era algo realmente importante, nós construíamos. Enquanto outros questionavam se isto seria sustentável, vocês [utilizadores] estavam a formar ligações duradouras. Nós simplesmente preocupávamo-nos mais em ligar o mundo do que qualquer outra pessoa. E ainda o fazemos.

É por isso que estou ainda mais entusiasmado com os próximos 10 anos do que no passado. Os primeiros 10 anos serviram para criar esta rede. Agora temos os recursos necessários para ajudar as pessoas de todo o mundo a resolverem problemas ainda maiores e mais importantes.

Hoje, apenas um terço da população mundial tem acesso à internet. Na próxima década, temos a oportunidade e a responsabilidade de ligar os outros dois terços. Hoje, as redes sociais são essencialmente sobre partilhar momentos. Na próxima década, também vão ajudá-lo a responder a questões e solucionar problemas complexos. Hoje, temos poucas formas de partilhar as nossas experiências. Na próxima década, a tecnologia vai permitir-nos criar muito mais caminhos para capturarmos e comunicarmos novos tipos de experiências.

Tem sido extraordinário ver como todos vocês têm utilizado as nossas ferramentas para construírem uma comunidade real. Vocês partilharam os momentos felizes e os mais dolorosos. Começaram novas famílias, e mantiveram famílias distantes ligadas. Criaram novos serviços e construíram pequenos negócios. Ajudaram-se mutuamente a tantos níveis.

Estou muito grato por poder ajudar a construir estas ferramentas para vocês. Sinto uma profunda responsabilidade em aproveitar o máximo do meu tempo aqui para servi-los da melhor forma que eu consiga. Obrigado por me deixarem fazer parte desta viagem.»

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?