ESTIMULAR O ENTUSIASMO NAS EMPRESAS

nova-imagem-2O desafio foi lançado pela HTA e pela Bode Expiatório e consistirá num challenge entre empresas. No final, as 10 melhores recebem o selo de “Empresa mais entusiasmada em Portugal”

S ão vários os concursos e rankings em que têm alinhado dezenas de empresas a operar no mercado português. Desta feita, o repto é diferente: tentar perceber qual a empresa que responde pelos colaboradores mais entusiasmados, para promover esse mesmo entusiasmo e ajudar a aumentar a produtividade

Em que consiste o conceito República do Entusiasmo?

A República do Entusiasmo® é o mote para uma revolução de mentalidades essencial no nosso país. Somos um país cheio de pes-soas competentes com tendência para desvalorizarem a sua capacidade e para se entregarem ao “destino”, em vez de contribuírem de uma forma activa para construírem o futuro ou alterarem o presente. É esta mentalidade que levamos para o nosso trabalho, para as empresas, para as organizações. Por isso, é natural termos uma produtividade baixa e questões de competitividade na nossa economia – se a nossa autoconfiança é baixa, o nosso desempenho é necessariamente afectado.

Com este primeiro projecto queremos começar a mudar esse status quo. Fazer com que as pessoas tomem consciência dos seus níveis de entusiasmo e do impacto do mesmo para o seu desempenho. Queremos estimular este entusiasmo, em grupos de pessoas que possam depois contagiar outras pessoas: colegas, chefias e organizações inteiras. É importante esclarecer que entusiasmo não é (só) euforia, festa e alegria. Entusiasmo é um estado de espírito energizante e contagiante que resulta em vontade de fazer acontecer.

Como é que nos propomos a fazer isto? Através da avaliação e da promoção deste estado nas empresas e nas organizações. O elemento central do projecto é uma aventura ficcional que decorre durante uma prova de 24 horas, pedagógica e competitiva, com critérios de avaliação do entusiasmo, que estarão sempre subjacentes e serão subliminares à história vivenciada pelos participantes. Através da concretização de diferentes missões, vamos avaliar o entusiasmo demonstrado pelas equipas, e também, em determinados momentos do projecto, envolver todos os colaboradores da empresa. Outra característica fundamental deste projecto é a sua visibilidade mediática, uma vez que os resultados das empresas que se destacarem serão divulgados através do nosso media partner. A República do Entusiasmo® é, por isso também, o ranking das empresas portuguesas com maior entusiasmo, medido por uma prova de aventura ficcional.

Que contexto ditou a sua criação? Como foi sendo amadurecida a ideia?

Em três palavras: oportunidade, conjuntura e vontade. A HTA e a Bode Expiatório são empresas que já se conhecem há algum tempo e que têm vindo a trabalhar em parceria em diferentes projectos. Desta vez foi a Bode Expiatório que desafiou a HTA para um projecto … diferente. Um projecto que envolvesse várias empresas portuguesas e que nos permitisse fazer uso das nossas melhores competências: a HTA com a vertente de consultoria e a Bode Expiatório com a produção de conteúdos. O tema deste projecto estava em aberto e estava criada a “oportunidade”. Algumas conversas depois, e porque somos ambas empresas revolucionárias, nacionais e com pessoas que acreditam em Portugal, decidimos que tínhamos de fazer algo que de facto contribuísse para mudar o nosso país, ao nível da mentalidade vigente e da sua contribuição para a situação económica (a componente da “conjuntura”). Hoje, a República do Entusiasmo®, pode ser considerada já uma “obsessão” de duas empresas em transformar a forma como as pessoas vivem o seu trabalho no dia-a-dia e em particular Portugal num país de profissionais entusiasmados.

Artigos relacionados