Calçado português vai reforçar investimento nos EUA

calçado PT_2A APICCAPS, Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos vai canalizar três milhões de euros, nos próximos dois anos, para investimentos no continente americano.

No primeiro semestre do ano, as exportações de calçado voltaram a crescer tendo Portugal vendido 35 milhões de pares. Neste crescimento, destaque para os mercados da Rússia (mais 93%), Angola (mais 113%), EUA (mais 24%), Canadá (mais 25%) e Austrália (mais 118%).

Segundo o porta-voz da APICCAPS, Paulo Gonçalves, o objectivo deste investimento é duplicar as exportações para os EUA para chegar ao fim de 2015 com vendas de 50 milhões de euros.

Outro mercado na mira da associação é a Colômbia, passando a estratégia pela instalação em Bogotá da primeira delegação externa da APICCAPS na medida em que todo o trabalho estará sempre muito dependente da diplomacia económica. De acordo com o responsável, a cantora Shakira «já usa regularmente calçado português», nomeadamente da marca Catarina Martins, uma empresa de Felgueiras.

Artigos relacionados