Zoo: A “arca de Noé” dos tempos modernos

Comparado a uma “grande Arca de Noé”, o Jardim Zoológico de Lisboa tem a função de ser um agente activo e de cumprir a missão de conservar as espécies e os seus habitats, pelo menos é o que defende a instituição. Segundo fonte do Jardim Zoológico, deve-se olhar para o Zoo como um local que visa promover «a reprodução das espécies e a criação de grupos de animais geneticamente variados, prontos para a reintrodução no seu habitat natural, sempre que esse cenário seja possível».

Para além desta função, o Zoo trabalha diariamente no sentido de «sensibilizar todos os visitantes para a protecção das espécies e dos seus habitats». Apesar de estar localizado em Sete Rios, na Área Metropolitana de Lisboa, o trabalho do Zoo não se limita àquele perímetro, já que está presente no habitat natural de diferentes espécies através de vários Programas de Conservação de Espécie Ameaçada em que participa.

De acordo com a instituição, a participação do Jardim Zoológico nestes programas de conservação é possível devido à criação de um Fundo de Conservação para o qual contribuem os apoios de parceiros, assim como as entradas dos visitantes. «Esta é a razão pela qual dizemos que ao visitarem o Zoo as pessoas estão a contribuir directamente para a conservação das espécies e dos seus habitats», acrescenta.

EDUCAR E SENSIBILIZAR AS MASSAS

As visitas ao Jardim Zoológico não têm apenas uma componente lúdica que permite às famílias e às crianças divertirem-se. Também existe uma vertente pedagógica, que tem o objectivo de consciencializar os visitantes. Além da protecção e conservação de várias espécies e habitats, a instituição procura sensibilizar as pessoas para as alterações climáticas e consequências deste fenómeno no meio ambiente. Desta forma, a educação acaba por ser um dos pilares que sustentam a missão do Zoo e, de acordo com a directora de Marketing da instituição, não se limita apenas às visitas de estudo.

Sempre que uma pessoa visita o Zoológico, mesmo que não esteja acompanhado por um educador, «vai ser impactada, ao longo do caminho, para a importância da conservação da natureza». Essa sensibilização acontece através de placas educativas que estão espalhadas pelo parque com mensagens pedagógicas, que visam consciencializar miúdos e graúdos. Existem também as apresentações diárias que nos dão a conhecer as diferentes espécies, as suas características e ameaças e nos ensina a agir em prol da sua conservação.

Para além disso existem acções pontuais como as «Animal Talks, os Peddy Pappers e outros jogos», com informações pertinentes sobre a conservação do mundo animal e do planeta.

O Jardim Zoológico não é um projecto de fácil execução, dado que está dependente de vários factores para que possa acontecer de forma sustentável. O normal funcionamento do parque está sujeito às receitas ao nível da bilhética, aos apoios de patrocinadores e a outras receitas provenientes de eventos ou acções da instituição.

ANIVERSÁRIO E PROGRAMAS ESCOLARES

Embora o foco do Jardim Zoológico esteja sempre na conservação das espécies e dos seus habitats, a forma como a mensagem é transmitida tem algumas diferenças, já que o público-alvo também é distinto. Nesse sentido, perante o público escolar, a instituição defende que «a mensagem é transmitida sob a forma de visita guiada, que dá resposta aos conteúdos dos programas educativos leccionados». Já durante o fim-de-semana e nas férias, «a mensagem acaba por ser transmitida de uma forma mais lúdica, com jogos, caças ao tesouro e várias curiosidades ». Apesar de serem alterados os moldes, o Zoo garante que a mensagem tem a mesma importância e é transmitida da melhor forma possível.

Se, por um lado, já existem muitas actividades para os visitantes, por outro, esperam-se ainda mais novidades em 2024 – data que marca o 140.º aniversário do Jardim Zoológico. «Será uma data para assinalar em força, prevemos muitas activações e surpresas, que vão começar a ganhar forma a partir de Setembro, mas que só vão ter maior expressão a partir de Janeiro». Já sobre os programas escolares e a importância da educação, a instituição alerta para a necessidade de se conhecerem as diferentes espécies do Parque Zoológico para que depois seja possível passar uma mensagem que leve à mudança de mentalidades e comportamentos.

Neste sentido, o Zoo trabalha numa estreita relação com as escolas, com a missão de garantir a sensibilização dos mais novos e dos respectivos encarregados de educação. Os programas escolares de maior sucesso são os programas educativos, designados através do senso comum por visitas guiadas. «Um dos grandes objectivos dos professores quando nos visitam é a consolidação dos conteúdos educativos que leccionam ao longo do ano, sendo muito importante que exista uma adaptação dos conteúdos aos diferentes níveis de ensino», explicam.

Além da consolidação de matérias, a estreita relação com as instituições escolares públicas e privadas «confere um importante estatuto» ao Jardim Zoológico, que tem a missão de fazer «da conservação da natureza» um pilar essencial da educação. «Somos, com todo o orgulho, uma instituição para a qual as pessoas se voltam quando o assunto é animais e natureza», conclui.

De acordo com a mesma fonte , o «programa educativo promovido pelo Jardim Zoológico – dirigido às instituições escolares – é reconhecido pelo Ministério da Educação como tendo um papel importante no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade e para a cidadania na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário». Este reconhecimento evidencia o paralelismo pedagógico entre os conteúdos veiculados pelo Jardim Zoológico e aqueles que são leccionados pelos docentes. Na prática, o Zoo funciona como «um elemento de ligação entre a escola e o mundo real», numa perspectiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas nas instituições escolares.

Sobre a abordagem de comunicação adoptada pelo Zoológico nos últimos anos, a instituição tem recorrido aos formatos mais convencionais, apostando em «mupis, outdoors e press releases». Uma estratégia que tem sido positiva, e que tem conseguido «conquistar espaço na televisão para entrar na casa de todos e partilhar uma mensagem durante dois ou três minutos ». Também o meio digital é alvo de uma aposta por parte do Zoo, ainda que tenha menor expressão para chegar ao público. O canal de YouTube, por exemplo, teve um papel fundamental durante a pandemia, sendo que o Instagram e o LinkedIn continuam a ser trabalhados pela comunicação da organização.

A criação de uma população vocacionada para a consciencialização animal e ambiental implica naturalmente a criação de parcerias com as instituições escolares, com o objectivo de transmitir uma mensagem de sensibilização para a população e alertar sobretudo os mais novos. Além de realizar estas parcerias através de um contacto directo, o Zoo preocupa-se em manter uma relação próxima com as escolas, não só para ajudar a consolidar os conhecimentos adquiridos em aula, mas também para transmitir uma mensagem para a protecção da natureza e do reino animal.

Já sobre o impacto das acções educativas nas gerações mais jovens, a instituição adianta que é «muito gratificante» perceber que, após a visita ao Jardim Zoológico, «as crianças têm uma palavra a dizer em relação à conservação das espécies e dos seus habitats». A mesma fonte diz que algumas crianças até já sabem falar sobre o tema antes da visita, mas o conhecimento que é transmitido pelo Zoo «confere um real empoderamento e providencia fortes argumentos» às crianças para uma fase posterior. «Temos ainda testemunhos de crianças que passam a ter uma voz muito activa nas decisões caseiras, nomeadamente na escolha de alguns produtos ou na questão da poupança de água/luz, ou reciclagem», revela.

A capacidade de crescimento da área educativa depende da criatividade do departamento de Educação do Jardim Zoológico, que, na verdade, «já se mostrou ilimitada». Todos os anos, a instituição recebe cerca de 200 crianças por semana nos campos de férias de Verão e é incrível observar a plasticidade dos animadores e educadores do Zoo que acompanham as crianças», assim como «as actividades desenvolvidas com os participantes ao longo dos turnos são sempre diferentes e no final de cada semana é certo que por cada participante nasce um pequeno “explorador da natureza”».

Estas iniciativas adaptadas às escolas ou mesmo ao público geral dão origem a projectos educativos de grande relevo como, por exemplo, o Clube da Natureza, que conheceu duas edições e que levou os participantes a agirem localmente pelo planeta. No entender do Jardim Zoológico é interessante e importante ouvir os alunos no sentido de partilhar ideias sobre novas formas inovadoras de comunicar e de transmitir a mensagem às pessoas.

«Todos sabemos enunciar uma ou outra acção em prol da preservação da natureza, desafiante é transmitir essa boa prática de forma a levar à acção. Da partilha com as várias escolas surgem muito boas ideias para a sensibilização de todos os que nos visitam.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Regresso às aulas”, publicado na edição de Agosto (n.º 325) da Marketeer.

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