Vista Alegre aposta em nova área de negócio

Once upon a Time é a primeira peça de mobiliário Vista Alegre, numa edição limitada a apenas oito exemplares. Depois da iluminação, trata-se, como explicou Nuno Barra, administrador da Vista Alegre, de uma nova área de manufactura que a empresa pretende explorar. «É importante esta evolução, do ponto de vista estratégico, para a Vista Alegre no sentido do lifestyle que faça sentido com a génese da marca.»

A Vista Alegre uniu-se à Boca do Lobo para desenvolver produtos de mobiliário exclusivo. O primeiro fruto é precisamente a peça Once upon a Time, uma reinterpretação do cabinet Pixel – apontado pela ADChoice como uma das 500 melhores peças de mobiliário do mundo. Certo é que a ligação entre as duas empresas não se esgota aqui e será para continuar, garantiu o administrador da Vista Alegre acrescentando que haverá outras peças não necessariamente de edições limitadas. «Além de outras edições limitadas teremos mobiliário de linha corrente», revelou. Nuno Barra explica que a escolha da Boca do Lobo se prendeu com esta ser a marca portuguesas com maior projecção internacional, algo que interessa também à actual estratégia da Vista Alegre.

Nesta nova peça, o cabinet foi desconstruído e integralmente revestido a porcelana e adaptado a um móvel de bar. «Todo o mobiliário que se faça, daqui para a frente, terá sempre a presença da porcelana trabalhada de uma forma contemporânea», garantiu Nuno Barra.

Composto por 1088 pequenos triângulos de porcelana, dos quais 741 são integralmente pintados à mão pela equipa da Manufactura da Vista Alegre (392 pintados a “azul de grande fogo” e 349 policromados), a peça envolveu – no que à porcelana diz respeito – mais de 500 horas de trabalho delicado e rigoroso de três dos mais experientes pintores de porcelana da marca. Cada exemplar de Once Upon a Time será ainda personalizado com o nome do coleccionador que o adquiriu, pintado à mão pelos pintores da Vista Alegre.

A decoração da peça, assinada pelo VA Studio, teve como inspiração as Talhas Portugal, expostas no Museu Vista Alegre, em Ílhavo. Trata-se de duas peças de grandes dimensões, executadas em 1940 pelo mestre de Pintura da Vista Alegre, Palmiro Peixe. A Once upon a Time apresenta um jardim de peónias e duas aves mitológicas chinesas, masculina e feminina – fenghuang, conhecidas como Fénix chinesas.

Dentro do móvel é revelado um serviço de bar Vista Alegre exclusivo para este cabinet e limitado também a oito exemplares. As peças, explicou a designer Diana Borges, responsável pelo seu desenho, são integralmente sopradas, lapidadas, gravadas e pintadas à mão.

copos

Texto de Maria João Lima

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Quer poupar 700€ por ano no seguro do carro? Saiba como