Vila Galé: Gosta de ecoturismo? O Vila Galé tem

O desenho e criação de experiências de ecoturismo ou sazonais são duas ofertas que o Grupo Vila Galé tem vindo a trabalhar e aprofundar, apresentando hoje um conjunto alargado de propostas nas suas unidades hoteleiras por todo o País e Madeira. Catarina Pádua, directora de Marketing da Vila Galé, confirma que esta é uma tendência crescente em termos de procura por parte dos hóspedes, pelo que só fazia sentido trabalhar a oferta e adequá-la. Sempre de acordo com o posicionamento de cada unidade hoteleira e ajustada ao local e região onde esta se insere. E sempre, ainda, com o apoio de parceiros locais que garantem a qualidade a que o grupo tem vindo a habituar os seus clientes.

Passeios a pé, de bicicleta ou de barco, piqueniques ou birdwatching, voos de balão de ar quente ou provas de vinhos, a oferta é alargada e transversal. A pensar em vários públicos e diferentes momentos do ano.

A Vila Galé tem diferentes experiências de ecoturismo. Como está estruturada a oferta e que tipo de experiências é que os hóspedes podem desfrutar?

A Vila Galé tem diferentes experiências de ecoturismo disponíveis em vários dos seus hotéis e regiões, do centro do País ao Alentejo, Algarve ou Madeira.

Na Serra da Estrela, por exemplo, tirando partido das belezas naturais da região, é possível combinar alojamento com caminhadas ou passeios de bicicleta, com ou sem guia, pelos mais de 200 quilómetros de trilhos organizados em 16 percursos devidamente assinalados – e com diferentes níveis de dificuldade. Incluem-se aqui, por exemplo, os geossítios, bosques, fragas e pontos emblemáticos, como o Covão d’Ametade, onde nasce o rio Zêzere, os Cântaros Magro, Gordo e Raso, ou a cascata do Poço do Inferno, a Torre, a Lagoa Comprida ou o enigmático Covão dos Conchos, onde a água parece desaparecer para o interior da terra.

Outro programa que também já proporcionamos é seguir as pegadas dos rebanhos da Serra da Estrela na companhia de um pastor que, ao longo do trajecto, vai partilhando os segredos desta profissão milenar até chegar ao topo da montanha, onde se pára para se fazer um piquenique com produtos locais (serviço este que está disponível para agendamento no hotel). E ainda a observação de astros com telescópio a 1500 metros de altitude.

Já no Vila Galé Clube de Campo, perto de Beja, há actividades ao ar livre, como canoagem, passeios de bicicleta eléctrica, BTT, volteio com e sem guia, ou até voos em balão de ar quente e birdwatching.

No Vila Galé Albacora, em Tavira, também temos parcerias com empresas locais para fazer observação de aves a pé ou de barco, num passeio pelo Parque Natural da Ria Formosa. Enquanto na Madeira é possível combinar a estada no Vila Galé Santa Cruz com diferentes passeios nas levadas ou uma ida às piscinas naturais vulcânicas, para descobrir a fauna e flora da ilha.

Que posicionamento é que têm vindo a reforçar ao oferecer este tipo de experiências? E a que target se destinam?

Em cada ano analisamos o mercado para perceber as tendências e, nessa base, procuramos parcerias para desenvolver várias experiências temáticas, seja de ecoturismo, enoturismo, culturais, equestres, de actividades desportivas como surf, mergulho ou golfe, românticas ou para crianças. Todos estes programas são adaptáveis e podem fazer-se individualmente, a dois, em família ou em grupo. O que procuramos é que os clientes possam complementar a sua estada num hotel, por exemplo, facilitando os passeios pela região, explorando a história do local, relaxando ou tirando partido da oferta cultural e gastronómica existente. E, geralmente, associamo-nos a parceiros locais. No caso do turismo de natureza, é uma tendência crescente, pelo que fazia todo o sentido reforçar esta oferta que se destina a todos os targets.

Mas em que medida é que esta oferta no segmento do ecoturismo é adaptada em função das regiões onde os diferentes hotéis do grupo estão presentes?

Naturalmente que existe uma adequação dos programas temáticos ao estilo e tema do hotel e à região onde as próprias unidades estão inseridas. Por exemplo, no Douro, no Vila Galé Collection Douro e na Quinta Val Moreira, onde fica o agroturismo Vila Galé Douro Vineyards, fazia sentido associar as experiências à produção de vinho, às vindimas, ao contacto com a natureza tão única da região, aos passeios de barco no rio para admirar a paisagem.

Por sua vez, o Vila Galé Serra da Estrela, que fica em Manteigas, tem a localização ideal para conhecer mais do Parque Natural da Serra da Estrela e do Estrela Geopark, reconhecido pela UNESCO em 2020 pelo seu valor paisagístico. Em Sintra, temos um hotel de cinco estrelas rodeado de verde, com vista para a serra, com horta pedagógica, com um circuito de manutenção adequado para praticar exercício no exterior. Nos hotéis do Alentejo, também há uma forte ligação à natureza, ao ecoturismo, bem vincados no Vila Galé Collection Alter Real, que fica em plena coudelaria de Alter do Chão, e que permite uma grande proximidade com os cavalos e a realização de várias actividades equestres, como passeios a cavalo pelas planícies alentejanas.

Já no Vila Galé Clube de Campo, que fica numa herdade com 1620 hectares, a produção de vinho e de azeite, os pomares, toda a envolvente, permitem uma grande comunhão com a natureza. Quanto aos hotéis próximos da praia, como o Vila Galé Albacora – que é um eco-hotel – e o Vila Galé Santa Cruz, a associação às actividades náuticas é obrigatória e um complemento importante da actividade hoteleira.

De todas, quais as experiências que têm sido mais procuradas pelos hóspedes?

No geral, as experiências despertam grande curiosidade. Mas podemos destacar os passeios de bicicleta, as actividades de birdwatching,os passeios de balão de ar quente ou as vindimas no Alentejo e no Douro. Também o Trilho do Pastor no Vila Galé Serra da Estrela tem sido muito procurado.

Há experiências que tenham sido ou ainda venham a ser lançadas este ano?

Algumas das novidades deste ano são a experiência com o pastor, que termina com um piquenique, a observação de estrelas e a apanha de cogumelos, na Serra da Estrela. Lançamos também programas com empresas para passeios de bicicleta e birdwatching. Outra das novidades são os piqueniques, no formato tradicional: um cesto de palha repleto de iguarias e toalha aos quadrados, para que os hóspedes possam desfrutar de uma refeição ao ar livre, romântica ou em família, nos jardins dos hotéis Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Clube de Campo, Collection Palácio dos Arcos, ou Vila Galé Douro Vineyards.

De referir ainda que, recentemente, os hotéis Vila Galé no Alentejo – Vila Clube de Campo, Évora, Collection Elvas e Collection Alter Real – passaram a ser bike friendly. Através de uma parceria com o Turismo do Alentejo, estas unidades estão agora preparadas para os cicloturistas e têm equipamentos próprios para que possam deixar a sua bicicleta em total segurança ou até repará-la durante a sua estada. É mais uma opção saudável, sustentável e amiga do ambiente, que tem ganho cada vez mais fãs pelo mundo.

Pedro Couceiro é o embaixador das experiências de ecoturismo da Vila Galé. O que motivou esta parceria?

Este ano quisemos associar vários rostos conhecidos às diferentes experiências temáticas. O Pedro Couceiro foi uma escolha natural para o ecoturismo, pelo seu perfil aventureiro e enquanto adepto de actividades ao ar livre.

Além das experiências de ecoturismo, a Vila Galé disponibiliza várias experiências sazonais que dão a conhecer o que de melhor o País tem para oferecer nas diferentes épocas do ano…

Sim, exactamente. Temos as vindimas no Alentejo, que este ano decorrem entre 10 de Agosto e 13 de Setembro e em que, além de alojamento no Vila Galé Clube de Campo, se inclui passeio pelas vinhas, visita à adega e à cave das barricas dos vinhos Santa Vitória e prova de vinhos. Há ainda a possibilidade de participar na pisa a pé das uvas, seguindo os métodos mais tradicionais. Uns meses mais tarde, os clientes podem também participar na apanha da azeitona, com visita guiada ao lagar e workshop de gastronomia alentejana. No Douro, onde produzimos os vinhos Val Moreira, na Quinta do Val Moreira, também é possível acompanhar o processo das vindimas – este ano de 29 de Agosto a 2 de Outubro.

Já no Vila Galé Serra da Estrela, o programa de experiências sazonais conta com duas opções: a experiência de ski para os mais aventureiros, que inclui forfait e equipamento para um dia a descer pistas, disponível no Inverno; e um passeio pelas florestas da região para a descoberta de cogumelos, seguido de um jantar com entrada, prato principal e sobremesa dedicado aos cogumelos, no Outono.

Neste tipo de experiências, escolheram como embaixador o apresentador Fernando Alvim!

Também neste caso acreditamos que o Fernando Alvim se identifica e representa bem os valores da marca.

Muitas destas experiências são desenhadas para ser vividas em família, com crianças. Que condições especiais existem para este target familiar?

Os hotéis Vila Galé têm um posicionamento muito forte e focado na oferta para famílias, pelo que as experiências são desenhadas de acordo com as tendências e as necessidades deste público. Acresce que também há vantagens no alojamento, já que as crianças até aos 12 anos são nossas convidadas, sempre que alojadas no mesmo quarto dos pais.

Já era uma tendência, mas desde o início da pandemia de Covid- 19 que se tem vindo a acentuar esta preferência por passar férias na natureza. Como é que tem impactado o negócio da Vila Galé? Têm sentido que está a haver uma maior procura por este tipo de experiências?

Sim, já era uma tendência que estava a ganhar expressão e que acabou por se destacar ainda mais, pelo que a procura é crescente. Por outro lado, permite distribuir melhor os fluxos turísticos pelas diferentes zonas do País. De qualquer forma, também procuramos que as experiências que promovemos sejam sustentáveis e respeitem os equilíbrios existentes no meio ambiente.

E estas experiências têm ajudado a captar hóspedes? Ou seja, já há clientes que procuram a Vila Galé para as poder usufruir, ou são encaradas como um complemento à estadia?

Sim, porque há cada vez mais clientes a procurarem experiências completas do que meramente alojamento num hotel. E esse também é o objectivo desta oferta. As experiências Vila Galé são uma forma dinâmica de envolver os turistas na região, bem como estimular a economia e as parcerias com entidades locais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.

Artigos relacionados