«Uma história de dedicação à qualidade»

Ainda no âmbito da celebração do centenário da Nestlé Portugal, a marca Cerelac é «um legado de inovação e compromisso com a qualidade e o bem-estar dos consumidores. Uma forma de estar da marca que permitiu que se tornasse parte essencial da sociedade portuguesa», afirma Sara Cardoso.

Desde a sua primeira papa até à diversidade de produtos que oferece actualmente, a Nestlé primou sempre pela vontade de responder aos gostos e às necessidades nutricionais dos consumidores portugueses. E foi precisamente com esse objectivo que, há 87 anos, nasceu a marca Cerelac em Portugal, que se tornou rapidamente num símbolo de nutrição e carinho, estabelecendo raízes no coração de inúmeras famílias portuguesas.

Além disso, Cerelac tem desempenhado um papel essencial na nutrição de bebés a partir dos 6 meses até aos 3 anos. A sua papa enriquecida garante uma óptima nutrição, assegurando os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

Ao longo dos anos, Cerelac e Nestum têm sido escolhas confiáveis para a nutrição das crianças em Portugal. A amizade que existe entre as duas marcas espelha o compromisso da Nestlé Portugal em oferecer produtos de alta qualidade, que se adaptam às necessidades de evolução das famílias. Como a responsável de marca explica, «as duas marcas continuam a nutrir e a cuidar das famílias portuguesas com carinho, qualidade e amizade». Esta relação entre Cerelac e Nestum é um testemunho de como duas marcas podem coexistir e prosperar juntas enquanto servem o mesmo objectivo: nutrir as gerações futuras de Portugal.

Numa só declaração, a responsável pela marca desvenda o tipo de relação entre Cerelac e Nestum: «Trata-se, de facto, de duas amigas que fazem parte da mesma família, a Nestlé Portugal. Cada uma tem o seu propósito.» Cerelac é a mais antiga das duas marcas e tem um foco especial nos bebés a partir dos 6 meses até aos 3 anos. Sendo uma papa com vitaminas e minerais, apresenta uma densidade nutricional que fornece os micronutrientes essenciais, incluindo ferro, cálcio, zinco e a vitamina B3. «Este produto é uma escolha confiável para os pais que desejam garantir que os seus bebés recebam a nutrição de que necessitam nos primeiros anos de vida», afirma.

Por outro lado, Nestum oferece uma alternativa, sendo uma opção mais adequada para crianças com mais idade. Nesse sentido, a responsável explica que «Nestum é um produto já com textura em flocos e é ideal para acompanhar as crianças nos anos seguintes», ainda que também seja um produto consumido por pessoas de todas as idades. Estas duas marcas desempenham papéis complementares na vida das crianças e têm sido aliadas nos pequenos-almoços das famílias portuguesas.

A proximidade na produção não só mantém a qualidade de Cerelac e Nestum, como também nutre o espírito de cooperação e amizade que torna possível a coexistência de duas marcas tão respeitadas. Em síntese, trata-se de um exemplo de «competição amigável». Cada marca tem o seu propósito, com Cerelac a estar focada nos primeiros anos de vida dos bebés e Nestum a acompanhar as crianças nos anos seguintes.

UM COMPROMISSO SUSTENTÁVEL

Além de nutrir, a Nestlé Portugal também assumiu um compromisso com o ambiente e as comunidades locais, através de projectos de sustentabilidade. “Sementes de Carinho” é uma iniciativa que nasceu da relação próxima entre a marca Cerelac e os agricultores parceiros do Alentejo, uma região que é responsável por grande parte do trigo utilizado na produção de alimentos para bebés. O projecto tem como objectivo promover práticas agrícolas regenerativas dos solos, evitar o uso de pesticidas e adubos artificiais e respeitar os ciclos naturais de crescimento das plantas.

A marca Cerelac integra projectos que seguem o ambicioso roadmap climático da empresa. Este roadmap visa atingir a neutralidade carbónica até 2050, com metas intermédias de reduzir 20% das emissões de gases com efeito de estufa até 2025 e chegar a 50% até 2030. Cerelac também se mostra empenhada na transformação do material de embalagem, procurando ter 95% das embalagens prontas para reciclagem até 2025, com o objectivo final de 100%. Em Portugal, a meta dos 95% já foi alcançada. Além disso, também procura reduzir em um terço a quantidade de plástico virgem utilizado até 2025.

A Nestlé também assumiu o compromisso de acabar com a desflorestação em territórios onde adquire as suas matérias- -primas, tendo alcançado 99,1% da sua cadeia primária de fornecimento declarada como livre de desflorestação até ao final de 2022. Outra meta importante da empresa passa por obter 100% das suas principais matérias-primas a partir de práticas agrícolas sustentáveis até 2030. No final de 2022, cerca de 22% dessas matérias-primas já eram produzidas de forma sustentável.

Estes projectos reflectem o compromisso da marca com a sustentabilidade e com o bem-estar do ambiente e da sociedade. O envolvimento em projectos como o “Sementes de Carinho” demonstra o seu empenho em promover práticas agrícolas responsáveis, com um olhar para um futuro mais sustentável e saudável. Em síntese, Cerelac continua a ser um exemplo de como as marcas podem fazer a diferença no mundo, contribuindo para um futuro mais verde e consciente.

OITO DÉCADAS DE SUCESSO

A fábrica de Avanca desempenha um papel fundamental na história da Nestlé Portugal e na evolução de Cerelac. É o “berço” de muitas marcas locais e Cerelac, que derivou do primeiro produto da Nestlé, conhecido como a Farinha Láctea, foi a inaugural. O facto de ter sido sempre fabricada nesta região acaba por ser um factor potenciador da sua portugalidade. Além disso, a marca tem uma elevada percentagem da sua cadeia de valor em território nacional, desde o trigo, ao material de embalagem e à produção na fábrica.

«É uma história em prol de uma nutrição saudável e sustentável. Esta marca, que começou por ser apenas uma farinha láctea, tem feito uma grande evolução na sua gama de produto, que hoje contempla outras opções, como papas não-lácteas, opções sem glúten, multicereais e multifrutos, bolachinhas e snacks saudáveis para bebés, como é o caso dos Cerelac Nutripuffs», revela a gestora de marca.

Há mais de oito décadas que Cerelac continua a ser a mais escolhida pelos portugueses, sendo uma referência sempre que se fala de nutrição infantil e diversificação alimentar. Além disso, a marca continua a ser das mais escolhidas pelos portugueses nos primeiros anos de vida dos bebés.

Quando questionada sobre as estratégias de marketing que ajudaram a impulsionar a marca Cerelac ao longo dos anos, Sara Cardoso destaca o compromisso para acompanhar as necessidades dos pais portugueses. Essa dedicação resultou em produtos nutricionais, que incluem receitas aperfeiçoadas, bem como novos ingredientes como aveia, centeio e quinoa. Exemplos disso foram as gamas de Cerelac Seleção da Natureza e Cerelac 0% Açúcares, composta por papas menos processadas e sem açúcares adicionados.

Ao abordar a evolução do logótipo e da identidade visual da marca, a gestora de marca menciona que Cerelac manteve elementos icónicos como a embalagem amarela, o logótipo encarnado e o famoso “Ursinho Azul”, também conhecido como “Urso Bo”. No entanto, houve uma modernização destes elementos, com uma simplificação das linhas de design, garantindo que a identidade de Cerelac permanecesse reconhecível e próxima dos consumidores. Em síntese, a responsável de marca considera que a história de Cerelac é uma história de dedicação à qualidade e ao bem-estar das famílias, nutrindo gerações de portugueses, ao mesmo tempo que se compromete com a sustentabilidade para um futuro melhor.

DIFERENCIAÇÃO, SABOR E CONFORTO

De acordo com Sara Cardoso, Cerelac acaba por ser uma lembrança da infância e do aconchego. Com mais de 80 anos de história, a marca invoca memórias de refeições em família, com avós, pais e irmãos. Para muitos portugueses, Cerelac é um sinónimo de conforto, um sabor que remete para momentos especiais. A ligação emocional entre Cerelac e os seus consumidores é um dos pontos fortes da marca e resulta de uma relação que tem vindo a ser construída ao longo de várias décadas.

Por último, Cerelac deseja continuar a ser uma referência na nutrição infantil e a cuidar dos consumidores de todas as idades, desde bebés até aos adultos que procuram o conforto em Cerelac Original, a famosa Farinha Láctea. A marca tem ainda o forte compromisso em manter a autenticidade do sabor original, enquanto educa a nova “geração Cerelac”.

Este artigo faz parte da edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.

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