Sony “esconde” Playstation 4 na apresentação

A Sony Computer Entertainment revelou ontem a Playstation 4 (PS4), antecipando-se à Microsoft na entrada na nova geração de consolas, um segmento inaugurado no final do ano passado pela Nintendo Wii U. No evento, que decorreu em Nova Iorque, a empresa japonesa não mostrou a consola (apenas o novo comando), que tem lançamento previsto para o Natal, nem adiantou preços.

A grande novidade da PS4 prende-se com a novidade de jogar alguns jogos via “streaming” (reprodução em tempo real), sem necessidade de descarregar os títulos. Isto será possível através da tecnologia cloud desenvolvida pela Gaikai, empresa adquirida pela Sony em Julho do ano passado por 380 milhões de dólares. “No futuro, quando um jogador vir um título que lhe interesse na Playstation Store [a loja digital da Sony], pode começar imediatamente a jogar o jogo completo – e não apenas uma versão restrita do mesmo”, explica a Sony em nota de imprensa.

O sistema de “streaming” será também a única forma que os utilizadores terão para jogar os jogos da Playstation 3, que não serão fisicamente compatíveis com o novo modelo.

A PS4 estará equipada com um processador de oito núcleos x86-64 AMD “Jaguar”, 8GB de memória, e será acompanhada por um novo comando, o DualShock 4, que inclui uma área sensível ao toque e a movimento.

Um dos objectivos da Sony com a consola de nova geração é o de aumentar a componente social. Ao carregar no botão “Share” do controlador, os jogadores poderão fazer upload em tempo real dos seus vídeos ou imagens, sem interromper o jogo, para as redes sociais, como o Facebook. “Durante as transmissões em tempo real, os seus amigos poderão fazer comentários” ou entrar no jogo para auxiliar o jogador, adianta a Sony.

A PS4 permite ainda aos utilizadores aceder a todos os conteúdos, incluindo jogos, no ecrã da consola portátil Playstation Vita, ou então em smartphones e tablets (iOS ou Android), nestes útlimos através de uma nova aplicação denominada “Playstation App”. A consola inclui ainda um “modo de suspensão”, que permite “manter o sistema num estado de baixo consumo ao mesmo tempo que preserva a sessão de jogo”. “O tempo que hoje demoramos a ligar uma consola e a carregar um jogo será uma coisa do passado”, garante a empresa nipónica.

A PS4 representa uma «mudança na concepção do que é uma consola» e promete deixar de ser apenas uma «caixa para jogar», afirmou Andrew House, director-geral da Sony, durante a apresentação, que contou com a participação de alguns dos mais importantes criadores de jogos, que mostraram títulos como Killzone: Shadow Fall.

Veja aqui o vídeo de apresentação da nova consola:

Artigos relacionados