Sonae: Vendas no retalho subiram 3% em 2013

continente_960_1265308523_2No ano passado, o negócio de retalho da Sonae (que agrega insígnias como Continente, Sport Zone e Worten) acumulou vendas de 4,6 mil milhões de euros, mais 3% em relação ao exercício anterior.

Apesar da “desafiante situação macroeconómica em Portugal e Espanha”, o desempenho das áreas de retalho foi “suportado por um último trimestre de 2013 particularmente forte, tanto no sector alimentar como no não alimentar, com a Sonae a registar um crescimento de 7,2% nesse período”, para 1,3 mil milhões de euros, de acordo com o relatório de vendas preliminares do grupo.

Na área de retalho alimentar, representada pela Sonae MC, o volume de negócios progrediu 4,1% no ano passado, para 3,4 mil milhões de euros. As vendas like-for-like (isto é, tendo em conta apenas o número de lojas já abertas no ano anterior) cresceram 1,4%.

Este desempenho foi, em grande parte, sustentado pela abertura de 70 novas lojas, para 548 unidades no final do ano. O destaque vai para a abertura de 11 novas lojas Continente Modelo, cinco lojas Continente Bom Dia e 45 lojas Meu Super (em regime de franchising).

Já a área de negócio de retalho especializado (não alimentar), representada pela Sonae SR, obteve um volume de negócios de 1,2 mil milhões de euros. “O crescimento da Sonae SR foi-se tornando mais visível ao longo do ano como resultado das melhorias nos modelos de negócios e do sucesso dos mais recentes conceitos de loja e reposicionamento de marca”, sublinha o grupo liderado por Paulo Azevedo.

A Sonae SR também reforçou a sua rede de lojas em todo o mundo, tendo inaugurado 11 novas lojas para um total de 579 unidade no final de 2013. “Este crescimento foi especialmente sentido ao nível da Zippy e da MO, que ao longo de 2013 investiram na internacionalização crescente das suas actividades, nomeadamente através de lojas próprias, acordos de franquias e exportação de produtos”, refere o grupo.

Artigos relacionados