Samsung com primeira quebra de lucros em dois anos

samsung-headquarters_2A Samsung Electronics, maior fabricante mundial de telemóveis e televisões, registou no quatro trimestre de 2013 a primeira quebra dos lucros em dois anos. Um deslize que não impediu que a companhia sul-coreana tivesse voltado a atingir um novo recorde de lucros no ano passado.

Entre Outubro e Dezembro de 2013, o resultado líquido da companhia cifrou-se em 7,3 biliões de wons (cerca de 4,9 mil milhões de euros), menos 11% em relação ao trimestre anterior. Na divisão de telemóveis, as receitas operacionais recuaram 18% no período em análise.

Apesar da quebra dos lucros no quarto trimestre, a Samsung fechou o ano com um resultado líquido recorde de 30,5 biliões de wons (20,5 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 28% em relação ao exercício anterior, e uma quota de 30% do mercado mundial de smartphones.

Em comunicado, a Samsung explica o desempenho no quatro trimestre com a quebra das margens no negócio de telemóveis, um impacto cambial negativo em 700 mil milhões de wons (471 milhões de euros) e ao pagamento de um bónus especial aos colaboradores. A multinacional distribuiu 800 mil milhões de wons (539 milhões de euros) pelos seus colaboradores para celebrar o 20º aniversário da estratégia de gestão implementada por Lee Kun Hee, presidente não executivo da Samsung, que é vista como a principal razão para o crescimento da companhia nos últimos anos. Recorde-se que em 2012 a Samsung destronou a Nokia como a maior fabricante mundial de telemóveis.

Para 2014, a companhia fez saber que espera ainda maior concorrência (que vem sobretudo da parte da Apple e das suas congéneres asiáticas) e que irá lançar novos smartphone e tablets, bem como novidades na emergente área dos dispositivos para usar junto ao corpo (como os relógios inteligentes), que irão ajudar a companhia a manter um crescimento sustentável nos próximos trimestres.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado