Produção de azeite alentejano cresceu 19%

azeiteOs lagares do Alentejo produziram 33 mil toneladas de azeite na campanha olivícola de 2011/2012, num aumento de 19% face à campanha anterior. Os dados em relação àquela que é a região portuguesa com a maior produção de azeite foram avançados por Henrique Herculano, do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.

Ainda que provisórios, os números denunciam a apanha de cerca de 210 mil toneladas de azeitona, nos 165 mil hectares de olival da região. Esta quantidade é «ligeiramente superior» à registada na anterior campanha, onde foram apanhadas aproximadamente 200 mil toneladas, adianta o responsável, em citações avançadas pelo portal Boas Notícias. A partir da azeitona apanhada, os cerca de 60 lagares alentejanos produziram 33 mil toneladas de azeite, mais 19% que na anterior campanha.

«Em termos de produção foi uma boa campanha», salientou Henrique Herculano, ainda que tenha referido que a qualidade da azeitona decresceu a partir das chuvas de Novembro passado.

O especialista mostrou-se preocupado com a actual situação de seca, que afectará a produção de azeitona na campanha de 2012/2013, podendo mesmo impactar a seguinte. A extensão das quebras de produção à campanha de 2013/2014, no entanto, dependerá da chuva que cair nos próximos meses, garantiu.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal