“Packvertising” ou a importância das embalagens na comunicação

Sabe o que é “packvertising”? O termo é sugerido por Simon Gore, managing director da agência Big Fish, para descrever a importância que o packaging tem na publicidade e nos resultados de uma marca. Muitas vezes, as embalagens são o primeiro ponto de contacto entre um produto e um consumidor, pelo que deve ter um lugar de destaque nos planos de marketing e comunicação.

«Sempre que possível, os donos das marcas devem procurar parcerias com designers experientes, que irão fortalecer e desafiar a forma como pensam e manter as suas marcas um passo à frente», afirma o profissional em declarações reportadas pelo World Advertising Research Centre (WARC).

É aqui que surge o “packvertising”, expressão criada no seio da agência quando tinha em mãos o rebranding da marca Dorset Cereals. Neste caso em particular, o desafio passava por transformar uma gama de muesli pouco apelativa numa marca distintiva e que não passasse despercebida. O novo packaging foi desenhado de forma a ser impactante e a exibir o produto que contém no interior.

«Sem qualquer publicidade above the line, este novo design poderoso das embalagens em 2005 permitiu que o volume de negócios da Dorset Cereals crescesse de 13 milhões de libras em 2006 para 20 milhões de libras em 2007», conta Simon Gore.

Para que outras marcas possam ter um percurso semelhante, o líder da Big Fish partilha os sete princípios de “packvertising” que devem ser tidos em consideração:

1 – Dar vida à proposta da marca;

2 – Dar valor aos activos de packaging da marca;

3 – Deixar que o produto fale por si próprio;

4 – Imapctar verdadeiramente, tanto na prateleira como online;

5 – Fazer com que o packaging seja parte integrante da experiência de marca;

6 – Respeitar e abraçar a sustentabilidade;

7 – Equilibrar frescura/novidade e consistência.

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