Nutrexpa compra Artiach

O Grupo Nutrexpa alcançou um acordo (pendente de aprovação por parte da Autoridade de Concorrência de Espanha) com o Grupo Panrico, para a aquisição da sua filial Artiach S.A. Com esta aquisição, a Nutrexpa alcança a liderança em volume do mercado de bolachas em Espanha, reforçando a 2ª posição no mercado de bolachas em Portugal.

Esta aquisição, através da qual a Artiach se integra num grupo de capital espanhol, é parte da estratégia do Grupo Nutrexpa de continuar a investir na Península Ibérica.

A oferta de aquisição foi apresentada em conjunto com o grupo belga Lotus Bakeries e o acordo contempla que a multinacional espanhola fique com as acções da Artiach S.A, que engloba as marcas Marbú Dorada, Dinosaurus, Chiquilín, Artinata, Filipinos, Princesa e Artiach, assim como a sua fábrica em Orozko (Vizcaya). Por outro lado, o Grupo Lotus adquire a propriedade da marca Dinosaurus a nível internacional, excepto para Espanha, Portugal, Marrocos, Argélia e México.

A Nutrexpa entrou no mercado de bolachas ibérico há quatro anos com a aquisição da Cuétara, e com esta nova operação converte-se no líder em volume do mercado de bolachas em Espanha, com uma quota de mercado de 20,6% e no segundo operador em valor, com 23,5%. Em Portugal, ocupará a segunda posição de mercado com uma quota de 10%. A Artiach fabricou no ano passado 24.000 toneladas de bolachas com uma facturação de 67 milhões de euros.

Esta aquisição supõe a incorporação na estrutura fabril do Grupo da fábrica de bolachas Artiach em Orozko (Vizcaya). Assim, o grupo terá presença industrial em seis comunidades autónomas espanholas distintas: Madrid, Catalunha, Castilha-Leão, Cantábria, Navarra e País Basco, num total de nove fábricas.

Em 2011, o Grupo Nutrexpa facturou um total de 475 milhões de euros, reflectindo um ligeiro crescimento face a 2010.

Artigos relacionados