MOV: «Emoções fortes num canal em que a adrenalina é a palavra chave»

A 1 de Dezembro, o canal MOV – produzido pela Dreamia e emitindo 24 horas por dia – comemora o quinto ano de emissões. Segundo dados do canal, desde que iniciou emissões, 2012 foi o ano de maior sucesso do MOV, graças ao aumento de 106% no número de espectadores/dia, comparativamente com os resultados obtidos em 2011. “Este crescimento sustentado vem comprovar a aproximação dos conteúdos de programação às preferências do público português”, refere o canal em comunicado.

Cidando dados recolhidos pela MMW/Marktest/Mediamonitor/GFK, o MOV sublinha que registou um crescimento significativo do tempo de exposição ao canal, entre 2008 e 2012, tendo passado de uma média diária de 9 minutos para 28 minutos de visualização, atingindo, assim, um total de 55 milhões de horas de visionamento, durante o ano de 2012.

Entre as preferências dos fãs do canal, maioritariamente do sexo masculino e das faixas etárias 25-34 anos (20%) e 45-54 anos (24%), encontram-se as séries Femme Fatales, Knight Rider, Jekyll e Pântanos, as mais vistas em 2012, a par dos filmes Stallone Prisioneiro, Máximo Risco, Assalto Infernal e Pronto a Matar, que reuniram as preferências dos espectadores.

O quinto aniversário do canal deu o mote para questionar Paulo Guedes, director de programação do MOV, sobre o mercado.


Como mudou o consumo de televisão dos portugueses nos cinco anos em que estão no mercado?

A diferença nestes cinco anos é principalmente na quantidade de oferta disponível no cabo, temos assistido nestes últimos anos a uma maior oferta de canais temáticos nos principais operadores. Essa maior oferta obriga os programadores a elevar a qualidade dos conteúdos direccionando-os cada vez mais ao seu core target, no caso do MOV temos conseguido essa aproximação e o feedback que temos recebido tem sido excelente. Temos que mencionar ainda um acréscimo muito grande no consumo de cinema com os filmes presentes no MOV a terem excelentes resultados.

Quais consideram terem sido as séries/filmes determinantes para levar mais espectadores para o canal?

Mais do que séries e filmes específicos diríamos que fundamental foi a tematização da programação nos três géneros do MOV, acção, terror e Sci-fi. Os espectadores quando vêem o nosso canal sabem o que vão encontrar: emoções fortes num canal em que a adrenalina é a palavra chave.

Mas se tivéssemos que identificar séries de referência teríamos que mencionar sem dúvida: True Blood – Sangue Fresco , Strike Back, Masters of Horror e True Justice, juntando a estas ainda as grandes séries de sci-fi como o Stargate ou o Battlestar Galactica totalmente direccionadas para os fãs do género. Em relação a filmes a nossa grande aposta e a que melhores resultados colhe é nos filmes de acção com os grandes actores do género.

Para Janeiro temos ainda guardadas algumas surpresas entre as quais a estreia de “Continuum”, que tem sido um sucesso internacional e que também esperamos que o seja em Portugal.

Prevêem lançar outros canais MOV? Quais e quando?

Uma das características da Dreamia é a sua forte capacidade de adaptação à permanente evolução do mercado. Recentemente temos assistido ao surgimento de vários novos projectos no mercado, nos mais diversos géneros de programação. Como maior (em dimensão das audiências) produtora de canais para televisão por subscrição do mercado nacional é natural que a Dreamia ambicione lançar novos projectos.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados