Microsoft declara guerra à Apple

A Microsoft está determinada a acabar com a hegemonia da rival Apple no segmento dos tablets. A marca deposita uma grande confiança no Surface, o seu primeiro tablet que será lançado no Outono, e não descarta a possibilidade de lançar um smartphone de marca própria que também possa fazer frente ao iPhone.

O lançamento do Surface, que estreia também o próximo sistema operativo da marca, o Windows 8, vai inaugurar uma nova era na qual a Microsoft não vai deixar «pedra sobre pedra» na sua batalha contra a Apple pela inovação. «Queremos deixar bem claro que não vamos deixar qualquer margem de manobra à Apple», declarou Steve Ballmer, CEO da Microsoft, em entrevista à publicação americana CRN.

«Não vamos deixar nenhum espaço livre para a Apple. Não vamos deixar os serviços na nuvem para o consumidor, nem a inovação em hardware e software. Isso não vai acontecer enquanto eu estiver à frente da empresa», reforçou Steve Ballmer.

Apesar de, neste momento, a empresa estar a trabalhar «no duro» na produção do novo tablet, Ballmer não descarta, mas também não confirma, a possibilidade de a Microsoft lançar um smartphone de marca própria capaz de fazer concorrência ao iPhone, da Apple. «Logo veremos o que acontece. Temos bons parceiros no sector das comunicações como a Nokia e a HTC», disse.

O tablet Microsoft Surface estará disponível em duas versões. Uma versão é mais fina, está equipada com duas portas USB, o sistema operativo Windows RT (uma versão mais leve do Windows 8), e processadores ARM (normalmente utilizados em dispositivos móveis), e será vendida com 32GB e 64GB de memória. Um modelo superior oferece um ecrã com maior resolução, está equipado com três portas USB, o sistema operativo Windows 8 Pro e processador Intel, e surge nas opções de 64GB e 128GB.

Ao que tudo indica, o dispositivo estará apenas à venda nas lojas da Microsoft (a marca tem 26 lojas nos Estados Unidos) e no site da empresa, embora Steve Ballmer não ponha de parte a hipótese de alguns dos parceiros da Microsoft também virem a comercializar o produto.

Artigos relacionados