Lucasfilm passa para a Walt Disney

A Walt Disney Company comprou a Lucasfilm – produtora de George Lucas, criador de sagas como “A Guerra das Estrelas” e “Indiana Jones” – por 4,05 mil milhões de dólares (3,12 mil milhões de euros). De acordo com informações divulgadas, o gigante da indústria cinematográfica norte-americana prevê pagar cerca de metade do montante da transacção em dinheiro e o restante em acções emitidas no momento do desbloqueamento da operação.

Segundo o presidente da Walt Disney Company, em causa está um «portefólio de classe mundial», considerando Robert A. Iger que “A Guerra das Estrelas” «é um dos melhores filmes de entretenimento familiar de sempre».

O negócio milionário com a Lucasfilm faz parte de uma estratégia de expansão da Disney, que em 2006 comprou a Pixar por 7,4 mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros, ao câmbio actual) e, três anos depois, fechou o negócio para a aquisição da Marvel por um valor próximo do que agora foi acordado com Lucas – 4 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros).

O acordo contempla a realização de novos filmes da saga “A Guerra das Estrelas”, sabendo-se para já que a próxima deverá chegar às salas de cinema em 2015.

Numa declaração, George Lucas afirmou que «chegou a hora de passar “A Guerra das Estrelas” a uma nova geração de realizadores». O que indicia que não será o próprio a dirigir os próximos filmes, devendo assumir o cargo de consultor criativo para os novos filmes da saga.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)