Instagram quer acabar com os “reposts” do TikTok e alavancar conteúdos originais

Já estranhava a falta de actualizações no Instagram? Para colmatar o (curto) período em que não houve novidades, a plataforma revela não uma nem duas, mas três novas funcionalidades, que vão ficar disponíveis para todos os utilizadores.

Adam Mosseri, head of Instagram, dá a conhecer, através de um vídeo no Twitter, as “Products Tags”, “Enhanced Tags” e “Ranking for originality”. Cada funcionalidade tem como objectivo alavancar o conteúdo original e os seus criadores, dando-lhes o devido crédito pelo seu trabalho – e evitando a republicação de conteúdos criados no rival TikTok.

Através de “Product Tags”, todos os utilizadores da rede social vão poder identificar produtos nas publicações e contribuir para que as marcas e os negócios tenham um maior alcance. As “Enhanced Tags”, por seu turno, permitem que sejam adicionadas categorias profissionais às publicações, a par da identificação das contas. Por exemplo, se alguém for actor, modelo ou cantor, essa categoria aparecerá por baixo do seu nome de utilizador nas fotos em que for identificado.

Por fim, a “Ranking for originality” visa dar relevância ao conteúdo original ao invés de publicações vindas de outras fontes e partilhadas na plataforma. Para Adam Mosseri, «as pessoas expressarem-se é a essência do Instagram e é aquilo que faz a rede social funcionar». Como tal, é importante destacar os seus criadores para que o Instagram tenha um futuro, afirma o responsável pela plataforma.

Artigos relacionados