Heinz fecha três fábricas na América do Norte

heinz_2A fabricante norte-americana de ketchup Heinz, adquirida em Junho passado pelo milionário Warren Buffet em conjunto com o fundo brasileiro 3G Capital, anunciou que pretende encerrar uma fábrica no Canadá e duas nos Estados Unidos da América (EUA), o que se traduzirá no despedimento de cerca de 1350 colaboradores.

As unidades que serão encerradas ficam localizadas em Florence, na Carolina do Sul (EUA), Pocatello, no estado de Idaho (EUA), e Ontário (Canadá), informou a companhia, especializada também na produção e comercialização de feijões enlatados.

As medidas agora anunciadas são «um passo crítico no nosso plano para assegurar que estamos a operar o mais eficiente e eficazmente possível», explica Michael Mullen, porta-voz da Heinz, citado pela agência Bloomberg. Segundo a mesma fonte, a empresa vai acrescentar 470 trabalhadores noutras unidades.

Desde que foi adquirida pela multinacional Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett, e pelo grupo brasileiro de investimentos 3G Capital – accionista maioritário da rede de fast food Burger King -, a Heinz tem vindo a implementar medidas de redução dos custos, incluindo o despedimento de pessoal. Em Agosto passado, a empresa anunciou o despedimento de 600 pessoas nos EUA e no Canadá. Entretanto, a companhia encerrou uma fábrica na China e reduziu a produção numa unidade no Reino Unido.

O objectivo da reestruturação passa por poupar capital para pagar os empréstimos de 12,6 mil milhões de dólares (9,33 mil milhões de euros) que permitiram a operação de aquisição em Junho passado, que ascendeu a 23,3 mil milhões de dólares (17,3 mil milhões de euros).

Artigos relacionados