Guronsan: A solução para os excessos com mais de meio século de existência

A marca Guronsan, da Recordati, está de parabéns. Com 55 anos de mercado, este produto é um desintoxicante hepático também indicado nas astenias funcionais, com glucuronamida, vitamina C e cafeína. Não sujeito a receita médica, o Guronsan apresenta-se sob a forma de comprimidos efervescentes, que devem ser administrados por via oral.

Este produto serve para tratar diversos “excessos do dia-a-dia”, como os alimentares, alcoólicos ou tabágicos, razão pela qual segue uma linha de comunicação descontraída. De acordo com Ana Muche, gestora de marcas de Consumer Healthcare da Recordati, o balanço destes 55 anos é «muito positivo, porque se conseguiu criar uma “love brand” com um posicionamento único (“Guronsan = Ressaca”), mas com uma elasticidade que permite ter um leque de indicações terapêuticas para explorar. Assim nasceu o conceito criativo até hoje associado à marca, “Para todos os Excessos”».

Para a sua acção desintoxicante, o Guronsan recorre a três princípios activos. Em primeiro lugar, o ácido ascórbico, vulgarmente conhecido por vitamina C, que tem um papel importante na protecção de todas as estruturas do organismo, além de ser um poderoso antioxidante, auxiliando no combate dos radicais livres. Em casos de “intoxicação”, existe uma diminuição dos níveis de vitamina C no organismo, pelo que a sua reposição ajuda ao reforço do sistema imunitário, acelerando a resposta natural do organismo a agressões ou ”intoxicações”. A vitamina C é essencial, por exemplo, para pessoas com queixas de cansaço.

Em segundo lugar, a glucuronamida, que, após a administração oral, é rapidamente absorvida a nível intestinal, transformando-se lentamente em ácido glucurónico e permitindo elevar as taxas circulantes em ácido glucurónico, durante pelo menos 5 horas após a sua administração. O ácido glucorónico existe naturalmente no fígado. A glucuronamida é um derivado deste ácido e tem um efeito global benéfico, pois auxilia na “desintoxicação”, ao favorecer e aumentar a eliminação das toxinas endógenas e exógenas no organismo.

Por fim, o Guronsan contém cafeína na dose equivalente a meio café expresso. A cafeína tem um efeito estimulante do sistema nervoso central. Quando em circulação, estimula a libertação de cortisol e adrenalina, que ajudam a acelerar o metabolismo e a melhorar a concentração e o estado de vigília.

De acordo com a gestora de marcas de Consumer Healthcare, o Guronsan «é um aliado do bem-estar e ajuda o organismo a eliminar várias toxinas de forma mais rápida. Actua também como protecção gástrica do refluxo; e ajuda a eliminar as toxinas endógenas e exógenas, aumentando a imunidade do organismo. Assim, com uma fórmula exclusiva, tem uma acção desintoxicante e revitalizante para os excessos do dia-a-dia».

Em ano de comemoração de mais de meio século de mercado, a marca continua a apostar fortemente numa comunicação próxima do seu público-alvo, nomeadamente ao nível do Digital, onde Ana Muche refere que «estamos sempre a inovar. Este ano fizemos uma acção de rádio com divulgação nas redes sociais com o mote “Qual o seu Santo Popular Preferido?” ». No próximo ano, a marca irá continuar este caminho e já tem algumas “surpresas” reservadas para os consumidores.

Sobre a fidelização que esta marca conquistou, Ana Muche refere que esta «tem sido promovida de uma forma consistente e inovadora, fazendo buzz junto de todos os seus consumidores. Isto, não apenas nos media, mas também em activações de marca que têm vindo a ser concretizadas ao longo dos anos em pontos de contacto com o consumidor, como os festivais de Verão e outros eventos onde existe maior probabilidade de excessos alimentares, alcoólicos e tabágicos.

Por fim, a gestora de marcas de Consumer Healthcare da Recordati apela aos consumidores que «reconheçam o Guronsan como um aliado da sua saúde e bem-estar, nos momentos de excessos, para que possam ter uma melhor qualidade de vida, fazendo sempre um detox adequado, de acordo com as necessidades de cada um».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.

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