Facebook apresenta app de notícias Paper

4_UnfoldArticles_2A rede social Facebook anunciou o lançamento da aplicação móvel Paper, um agregador de notícias que pretende concorrer com serviços como o Flipboard, o Google Currents ou o Pulse (detido pelo LinkedIn). A aplicação estreia no próximo dia 3 de Fevereiro no mercado norte-americano e, por enquanto, apenas para iPhone.

A aplicação representa, contudo, mais do que um simples leitor de notícias, e apresenta-se como uma ferramente de storytelling. O novo produto permitirá aos utilizadores “explorar e partilhar histórias com os seus amigos e com todo o mundo em seu redor”, explica a empresa liderada por Mark Zuckerberg num comunicado publicado no seu blogue oficial, sem adiantar muitos pormenores. A aplicação “conta as histórias de uma forma mais bonita, com um design imersivo, fullscreen e layouts sem distracções”, acrescenta.

O Facebook Paper terá integração com a rede social, permitindo aos utilizadores aceder, no Newsfeed, às publicações dos seus amigos e outros conteúdos (incluinod notícias) através de uma interface completamente nova, em que as imagens e os vídeos preenchem o ecrã do smartphone e em que é possível a visualização panorâmica de fotografias, bastando rodar o dispositivo, entre outras novidades. O Paper contará ainda com uma equipa de jornalistas, os quais farão o papel de editores das histórias.

De acordo com o site especializado em tecnologia Mashable, a nova aplicação será composta por 19 secções, como desporto, tecnologia, cultura pop e até uma categoria designada LOL. Os utilizadores poderão seleccionar as secções que pretendem subscrever e, a partir daí, todos os conteúdos serão filtrados através de algortimos e da própria equipa do Facebook Pages.

A aplicação Paper é o primeiro produto do Facebook Creative Labs, uma unidade criada com o objectivo de desenvolver novas aplicações da rede social, e constituída por 15 colaboradores do Facebook. O novo produto pode ser conhecido através de uma visita guiada online.

Veja aqui o vídeo de apresentação da nova aplicação:

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Human Resources ultrapassa marca dos 115 000 seguidores no LinkedIn
Automonitor
Vídeo: Mesa redonda da 2ª conferência do AUTOMONITOR