Eurobest reúne a nata do sector publicitário

EurobestO Cinema São Jorge, em Lisboa, é o palco desde segunda-feira do Festival Eurobest, competição europeia da indústria publicitária, de marketing e da comunicação. E têm sido muitos os oradores dos seminários que fazem parte do programa do festival. Ensinamentos e experiências partilhadas com publicitários experientes ou mais novatos, portugueses ou internacionais. Ontem, Nick Turner, da AKQA, destacou que o que os actores desta área de actividade fazem não é publicidade, mas sim contar histórias! Aliás, disse, «Great ideas are six words long». Mas foi mais longe incitando a sua audiência a ir sempre mais além, a sair mais, ver coisas, experimentar o mundo. É que nas suas palavras «computers don’t have ideas». Entre outras mensagens passadas à audiência, Nick Turner referiu que os profissionais desta área têm que sair das suas zonas de conforto: «If you’re not shitting yourself, you’re not doing something new!».

Ainda mal refeitos da intervenção do responsável da AKQA, foi a vez dos presentes na plateia beberem das palavras e da experiência de Lee Newman, da Wieden+Kennedy Amsterdam. Antes de mais importa lembrar, diz Lee Newman, que a audiência desta agência são os clientes e os consumidores e não as outras agências. E neste contexto a agência recomenda: «Walk in the stupid everyday», ou seja, àqueles que lá trabalham diz para verem as coisas de maneira fresca, com novos olhos. A esta receita deve-se juntar o factor caos! «Temos isso na agência ao juntar num mesmo espaço pessoas de tantas nacionalidades tão diferentes», garante. Mas o que falta na maioria das agências? Lee Newman acredita que faltam «advogados do anjo, em contraponto aos advogados do diabo». E explica que, muitas vezes, à volta de uma mesa se discute porque é que uma boa ideia não pode ser feita, mas o que é preciso é de advogados do anjo que mostrem o que a ideia tem de bom.

Ao longo do dia de hoje vai ser possível continuar a ouvir os testemunhos e a ver os casos das grandes agências como DDB, DraftFCB, Saatchi & Saatchi, Stink, Fitch, R/GA, Party e Havas Media.

O Festival Eurobest culmina esta noite com a cerimónia de entrega de prémios, que decorre a partir das 20h30 no Teatro São Luiz, à qual se seguirá uma after party na Estação de metro Baixa-Chiado PT Blue Station.

Artigos relacionados