Estação de metro Baixa-Chiado agora é Baixa-Chiado PT Bluestation

chiadoA estação de metro Baixa-Chiado responde por uma nova designação: Baixa-Chiado PT Bluestation. E por um novo tom: o azul. A estratégia, fruto da parceria entre o Metropolitano de Lisboa (Metro) e a Portugal Telecom (PT), faz da operadora a primeira marca institucional no mundo a personalizar e explorar o branding e os naming rights de uma estação de metro.

Com base num trabalho conjunto do Metro e da MOP (Multimédia Outdoors Portugal), a PT implementará, ao longo dos próximos quatro anos, um projecto transversal de activação da marca institucional PT, bem como de promoção de conteúdos das suas diferentes marcas comerciais, em várias frentes, ainda que a sua presença se pretenda «subliminar», como garantiu o CEO da operadora, Zeinal Bava.

A insígnia constará de um conjunto de projecções decorativas desta estação, da responsabilidade da Dub Vídeo Connection, com grafismo assinado pela Partners. Nestas projecções poderão ser visualizados conteúdos organizados por categorias, integrados pela Mobbit Systems, como “News” (notícias de última hora), “To Do” (agenda lúdico-cultural da Baixa-Chiado PT Bluestation), “Useful” (informações como tempo e trânsito), “Fun” (informações sobre lazer), “Chiado” (informações sobre a zona do Chiado) e “Kids” (informações dirigidas para os mais novos).
A PT disponibilizará ainda, a todos os utilizadores da estação de metro, o acesso gratuito à rede PT WiFi.

No âmbito deste projecto está também previsto, em parceria com a agência Who, um programa lúdico-cultural 365/ano em que serão abordados 12 temas, correspondentes aos 12 meses do ano, que serão articulados entre a PT e o Metro por 12 comissários das áreas da cultura, artes e espectáculo, como o artista plástico Vasco Araújo, o escritor João Tordo, o estilista Dino Alves e o realizador João Botelho.

A sinalética da estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation, bem como as de toda a rede do Metro em que esta é referenciada, passará a integrar a marca PT, com recurso a iluminação inteligente azul, tom da marca. Também as carruagens terão uma solução de iluminação interactiva que se accionará sempre que estas entrarem ou saírem do cais.

A criação de um universo PT nesta estação de metro foi em parte motivada pelo facto de este ser um ponto de passagem de cerca de 13 milhões de pessoas por ano – um número que supera a população portuguesa.

O projecto implicou investimentos «significativos», como afirmou Zeinal Bava sem adiantar, no entanto, valores. O naming e a exploração do branding serão continuados, materializando-se, numa fase posterior, a outras estações da rede do metropolitano.

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