O erro ortográfico que foi de propósito e ajudou a construir uma marca

CampanhasCriatividade
Marketeer
15/08/2026
21:02
CampanhasCriatividadeNotícias
Marketeer
15/08/2026
21:02
O erro ortográfico que foi de propósito e ajudou a construir uma marca

Partilhar

Times Square e uma página inteira do New York Times com uma palavra mal escrita. Foi o ponto de partida de uma campanha que vale a pena recordar.

Escolha a Marketeer como fonte preferida no Google Escolher ›

Em janeiro de 2025, a Coors Light publicou uma série de anúncios com a palavra “refreshment” mal escrita. Aparecia “refershment”, com as letras trocadas, num painel em Times Square e numa página inteira do The New York Times. O erro era intencional e serviu de arranque à campanha da marca para o Super Bowl, que contou com a criatividade da Mischief USA.

A desculpa era a segunda-feira

A justificação apresentada pela marca foi a de que o erro era uma alusão às falhas típicas de uma manhã de segunda-feira. A partir daí, a Coors Light construiu a campanha em torno da expressão “case of the Mondays”, que em inglês designa o mau humor do primeiro dia da semana e que permite o trocadilho com a caixa de cerveja.

Continue a ler após a publicidade

A marca chegou a adotar temporariamente o nome Mondays Light, com embalagens de edição limitada. A escolha do momento não foi acidental, pois a segunda-feira a seguir ao Super Bowl é conhecida nos Estados Unidos pelo absentismo e pelo cansaço coletivo.

O prolongamento da ideia assentou ainda num produto, tendo a marca lançado um rolo facial refrigerado com o formato de uma lata de cerveja, disponível apenas na loja online da própria marca. O argumento era o do alívio para quem acorda inchado no dia seguinte.

A decisão que mais interessa

O aspeto estrategicamente relevante desta campanha não é o erro nem o produto, mas a distribuição no tempo. Em vez de concentrar tudo no anúncio do Super Bowl, onde compete com dezenas de marcas pelo mesmo segundo de atenção, a Coors Light espalhou a campanha ao longo de cerca de um mês.

Continue a ler após a publicidade

O erro ortográfico serviu de isco em janeiro, o rebatismo e as embalagens ocuparam a fase intermédia e o produto fechou o ciclo. A Ad Age atribuiu ao anúncio a classificação mais alta entre as marcas de cerveja nesse ano, e a Adweek incluiu-o na lista dos melhores do Super Bowl de 2025.






Notícias Relacionadas

Ver Mais