Empreendedorismo: Portugueses com menos medo de falhar

Apenas 25% dos portugueses tem medo de falhar na criação do seu próprio negócio, contra a média europeia de 35%, de acordo com o Relatório Europeu de Empreendedorismo 2012, promovido pela empresa de venda directa Amway.

O estudo, cujo objectivo é o de dar a conhecer as principais tendências europeias sobre o empreendedorismo, realizou-se este ano pela primeira vez em Portugal, tendo resultado de inquéritos (entrevistas telefónicas e contactos one-to-one) a 17.800 pessoas (992 das quais portuguesas) de 16 países.

Segundo o inqérito, 67% dos portugueses têm uma atitude positiva em relação ao empreededorismo, ligeiramente abaixo da média europeia (69%). «Os portugueses têm uma atitude positiva em relação ao empreendedorismo, sentem-se capazes de ser empreendedores, não têm medo de falhar, mas não têm capital disponível» para iniciar os seus negócios, destacou Monica Milone, corporate affais manager da Amway Europa, na apresentação do estudo, que decorreu esta manhã em Lisboa.

A abertura para a criação de emprego próprio é especialmente positiva na faixa etária entre os 18 e os 29 anos, que registou uma percentagem de 75,6%. «Isto quer dizer que há uma nova geração de empreendedores, que têm de ser ajudados a entrar no mundo dos negócios», referiu Monica Milone.

Em Portugal, 40% dos inquiridos afirmou sentir-se capaz de iniciar o seu próprio negócio, um valor acima da média europeia (38%). Esta percentagem é mais elevada nas regiões do Alentejo (53%) e Algarve (43%). Porém, a ausência de financiamento é vista como o principal obstáculo à criação de negócios.

Ausência de capital é determinante

De acordo com o estudo da Amway, que detém marcas como a Nutrilite e a Artistry, 64% dos portugueses que manifesta vontade em criar o seu negócio não avança por falta de capital inicial, contra a média europeia de 57%.

Entre os principais obstáculos apontados pelos inquiridos portugueses estão ainda a situação económica incerta e o receio de falhar, com 33% e 25% das respostas, respectivamente. “Esta percentagem é curiosamente menor que a média europeia de 35%, concluindo-se que, de facto, os portugueses não têm medo de falhar, têm apenas menos capital para empreender”, sublinha a Amway. Na Alemanha, por exemplo, 57% dos inquiridos afirmou ter receio de fracassar.

Por outro lado, a possibilidade de ser independente de uma entidade patronal é, com 38% das respostas, a principal razão apontada pelos portugueses para empreender (contra a média europeia de 45%).

O estudo da Amway contou com o apoio do instituto GfK Research de Nuremberga.

Texto de Daniel Almeida

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