Drone aquático português nomeado em concurso internacional

O blogue tecnológico Engadget seleccionou o Ziphius, o primeiro produto da empresa portuguesa Azorean, como um dos 10 semi-finalistas do concurso Insert-a-Coin, que se destina a premiar gadgets orientados para “crowdfunding”.

O Ziphius é “o primeiro drone aquático controlado por telemóvel ou tablet que inclui jogos de realidade aumentada e comportamentos autónomos”, assegura a Azorean, uma spin-off da YDreams, em nota de imprensa. O gadget, que poderá vir a ser utilizado em piscinas, lagos e no mar, está ainda em fase de protótipo, e inclui uma câmara com tilt que captura imagens subaquáticas.

O equipamento pode ser manuseado a partir de uma aplicação de controlo disponível para iOS e Android, sendo que, nos smartphones e tablets, é ainda possível instalar jogos que usam tecnologia de realidade aumentada e processamento de imagem para “permitir ao Ziphius ter comportamentos autónomos e navegar em mundos aquáticos imaginários”, adianta a spin-off da YDreams.

Os projectos semi-finalistas estão sujeitos à votação do público no blogue Engadget, sendo que apenas os cinco mais votados passam à fase final, onde irão disputar o primeiro prémio, num evento que decorrerá em São Francisco (EUA) em Março.

A Azorean está a planear uma campanha de “crowdfunding” prevista para a Primavera com o objectivo de financiar a produção industrial do Ziphius.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Ziphius:

Artigos relacionados