Conteúdos digitais impulsionam vendas da Amazon
A Amazon, maior retalhista online do mundo, reportou um lucro operacional de 181 milhões de dólares (cerca de 139 milhões de euros) no primeiro trimestre do ano. O resultado supera as expectativas médias dos analistas inquiridos pela agência Bloomberg, que apontavam para um lucro operacional de 96,8 milhões de dólares (74,3 milhões de euros).
Entre Janeiro e Março, a Amazon totalizou receitas de 16,1 mil milhões de dólares (12,3 mil milhões de euros), mais 22% em relação ao período homólogo do ano anterior. Este indicador ficou em linha com as previsões dos analistas ouvidos pela Bloomberg. A empresa liderada por Jeff Bezos registou uma margem bruta de 26,6%, que compara com a margem de 24% no mesmo período do ano passado.
No período em análise, os produtos vendidos por terceiros representaram 40% das vendas globais da Amazon, enquanto os conteúdos digitais cresceram a um ritmo «muito mais rápido» do que os produtos físicos, afirmou Thomas Szkutak, chief financial officer da empresa, em conferência de imprensa. Segundo o responsável, os 10 produtos mais vendidos pela empresa no primeiro trimestre são todos produtos digitais ou conteúdos virtuais relacionados com os tablets da marca (o Kindle) ou e-readers.
O resultado líquido da empresa caiu 37% para 82 milhões de dólares (63 milhões de euros).
Para o segundo trimestre do ano, a Amazon prevê um resultado operacional entre 340 milhões de dólares negativos e 10 milhões de dólares. As receitas devem fixar-se entre 14,5 e 16,2 mil milhões de dólares.