Cabo Verde revela Plano de Marketing

cabo-verde-finalO Governo Cabo-verdiano deu a conhecer, na Bolsa de Turismo de Lisboa, o seu Plano de Marketing Turístico para o período de 2010-2011. O posicionamento de Cabo Verde será definido com vista ao desenvolvimento da marca turística “umbrella” do país. O clima, as pessoas, a cultura crioula, a segurança e a proximidade serão os elementos âncora de uma oferta genérica que tem, por produtos complementares, os desportos, a história, a natureza e a gastronomia.

O Governo concluiu que cada ilha de Cabo Verde, individualmente, não tem representatividade para ser promovida individualmente, com excepção da ilha do Sal, da Boavista, de Santiago e de S. Vicente, que apresentam um nível de desenvolvimento de recursos infra-estruturais que lhes garantem alguma autonomia no que ao desenvolvimento turístico diz respeito. As ilhas surgem assim reunidas em três grupos. Num primeiro está Sal, Boavista e Maio, que se posicionam enquanto “Ilhas do Sol”. Ancorada nos elementos Sol e praia, apresenta como produtos complementares os desportos náuticos e aquáticos. No segundo grupo, constituído por Santiago e S. Vicente, o posicionamento surge como “Ilhas do Glamour”, para o mercado interno, “Essence Islands”, no caso do mercado estrangeiro, ou ainda “Ilhas da essência”, para o mercado português. Os negócios, eventos e lazer são os principais produtos, complementados pela cultura (história, música, dança e gastronomia). As ilhas de Santo Antão, Santa Luzia, São Nicolau, Fogo e Brava surgem no terceiro agrupamento posicionando-se enquanto “Senses Islands” ou “Ilhas dos Sentidos”. A natureza insólita, juntamente com a sua história, povo, música, dança, gastronomia e desportos, como trekking, BTT, caminhadas, observação de aves e espécies marinhas, constituem a sua oferta.

“One Country, ten destinations…” é a assinatura de todos os produtos que pretendem transmitir a mensagem “… ten key ingredients for a dream holiday”.

Artigos relacionados