Bayer: «A transformação digital é a chave-mestra da comunicação corporativa»
Se é verdade que incerteza tem sido palavra de ordem nas notícias e conversas, também é verdade que resiliência demonstrou ser uma das principais características das empresas e das marcas que nelas vivem. Para perceber melhor o que está a ser feito em Portugal para lidar com a pandemia de COVID-19, a Marketeer quis ouvir quem está à frente de algumas das maiores organizações do País – de áreas como Turismo, Telecomunicações, Farmacêutica, Moda, Restauração, Tecnologia ou Seguros.
A todos foi colocada a mesma questão: o Mundo mudou e as marcas também vão ter de alterar a forma como comunicam e constroem relações de confiança. Que trabalho está a ser feito neste sentido?
Nathalie Cardinal von Widdern, directora-geral da Bayer Portugal
Sem dúvida, a situação de pandemia veio precipitar a transformação digital ao nível dos contactos entre pessoas para um outro nível. A Bayer Portugal esteve à altura com toda uma estrutura de acompanhamento aos colaboradores à distância, com uma preocupação, sobretudo, pela malha emocional face à situação de confinamento. A Bayer Portugal conta com o apoio de psicólogos a que os colaboradores podem recorrer, estimulando o contacto permanente diário entre todos.
Também na relação com o exterior, a companhia soube adaptar-se às circunstâncias impostas pela pandemia e assumiu, do nosso ponto de vista, de forma exemplar, um papel activo e interventivo no apoio aos profissionais de primeira linha, através de vários donativos directos, no apoio e esclarecimento dos profissionais de saúde e da população em geral, através do apoio à dinamização de webinares nas mais diversas áreas da ciência e da medicina, concretamente, nas áreas de oftalmologia, hemofilia e, no que diz respeito aos doentes de risco, na área cardiovascular.
A Bayer em Portugal tem vindo ainda a desenvolver iniciativas para os canais digitais que, face à pandemia actual, são a principal fonte de transmissão de informação. A última novidade são as Bayer Talks, uma iniciativa partilhada no Instagram da Bayer Portugal, que pretende compreender o impacto da COVID-19 em áreas tão diversas como: Saúde Mental, Digital, Desenvolvimento Científico, Saúde Animal, Sustentabilidade, Igualdade de Género e no apoio aos Profissionais de Saúde.
Nesta fase estamos já a planear a retoma, o regresso dos nossos colaboradores, tendo em atenção diversos factores, como as situações de doentes de risco, situação familiar, motivação e outras situações que ajudem o colaborador a manter-se activo, motivado e equilibrado.
Na Bayer acreditamos que a sustentabilidade das empresas no futuro será cada vez mais na adaptação a novas realidades para as quais a transformação digital é a chave-mestra da comunicação corporativa entre todos os públicos, mas, sobretudo, na envolvência e bem-estar dos colaboradores – que queremos motivados e focados nos objectivos globais da Bayer, no desenvolvimento e entrega de soluções inovadoras na área da saúde.