Banca e sectores financeiros não inspiram confiança


Edelmen Logo_2A banca e os serviços financeiros são os sectores que inspiram menos confiança em Portugal em 2013, revela hoje o barómetro da Edelman Trust. Em sentido oposto está o sector das tecnologias, que surge como o mais confiável por parte dos consumidores portugueses.

De facto, a banca chama a si 36% das referências, contra 35% no ano anterior, e os serviços financeiros 32%, quando em 2012 ficou nos 29%.

O sector das tecnologias aparece a liderar ao nível da confiança, com 84% em 2013 e 81% no ano passado, revela o barómetro. Ainda em Portugal, os sectores da electrónica de consumo (74%), o automóvel (73%) e alimentação e bebidas (72%) mantêm-se este ano como aqueles em que há maior confiança.

Já a confiança no sector dos media desacelerou ligeiramente face a 2012, mas os motores de busca na Internet são pela primeira vez referidos como “a primeira fonte de informação geral” (32%) e “fonte para confirmar informações” (26%).

O 13.º Estudo Anual Global sobre Confiança foi realizado em 26 países, da União Europeia e do resto do mundo, incluindo Portugal, a partir de uma amostra de 31.000 respostas realizadas através da Internet, entre 16 de Outubro e 19 de Novembro de 2012, as quais incluem tanto o público em geral como o público informado, com idades entre os 25 e os 64 anos.

Esta é também a 4ª edição do Edelman Trust Barometer Portugal. O barómetro permitiu também saber que a confiança nas empresas em Portugal aumentou em 2013, mas pela primeira vez há “uma disputa” com as organizações não-governamentais, que estão a perder terreno.

O barómetro aponta para um “aumento gradual do cepticismo” em Portugal quanto à confirmação da “primeira fonte de informação geral”, indicando que em 2013 cerca de 61% dos inquiridos residentes no país disse precisar de ser confrontado com a mesma informação entre três a cinco vezes para acreditar.

Os resultados do barómetro Edelman Trust 2013 foram apresentados hoje pela consultora GCI, afiliada da Edelman, em associação com o Lisbon MBA da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

A Edelman é a maior empresa independente de Relações Públicas do mundo, com escritórios em 60 cidades e 4.000 funcionários em todo o mundo.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?