Apple terá comprado israelita PrimeSense por 256 M euros

xbox-one-kinect-tracking_2A Apple chegou a acordo para adquirir a companhia israelita PrimeSense, que desenvolve tecnologia de captação de movimentos utilizada em vários dispositivos, como o sensor de movimento Kinect utilizado nas consolas Xbox da Microsoft, noticia o jornal israelita Calcalist. Segundo a mesma publicação, a empresa da maçã terá desembolsado 345 milhões de dólares (cerca de 255,7 milhões de euros).

Os rumores sobre o interesse da Apple na companhia israelita já eram antigos, mas intensificaram-se nas últimas semanas. Contudo, ainda não há confirmação oficial do negócio quer da parte da empresa da maçã quer da PrimeSense. «Estamos focados em construir uma empresa próspera enquanto disseminamos a tecnologia 3D e a interacção natural em vários mercados, como o das salas de estar interactivas e os dispositivos móveis», afirma um porta-voz da PrimeSense, citado pela Reuters. «Não fazemos comentários sobre o que qualquer dos nossos parceiros, consumidores ou potenciais consumidores estão a fazer e não nos associamos a rumores nem a rumores sistemáticos», ressalva.

Os chips desenvolvidos pela empresa israelita conferem a dispositivos digitais a capacidade de observar um cenário a três dimensões (3D), sendo utilizados, por exemplo, no sensor Kinect da Microsoft. Por sua vez, o Kinect tem tido diversas aplicações que vão além do mundo das consolas, como na robótica.

A confirmar-se o negócio, esta será a segunda vez em que a Apple adquire uma empresa israelita, depois de ter comprado a fabricante de chips de armazenamento flash Anobit em Janeiro de 2012.

Artigos relacionados