AP Hotels & Resorts: Do Algarve a Lisboa

O Grupo AP Hotels & Resorts foi criado em 2015 e pertence à empresa Madre Turismo, propriedade de António Parente. Foi criado para estabelecer padrões no mercado hoteleiro. Actualmente, é composto por nove unidades, seis delas no Algarve.

O AP Adriana Beach Resort, em Albufeira, é uma unidade localizada na Praia da Falésia, num espaço de 17 hectares e que disponibiliza apenas o regime de tudo incluído. É uma das referências do turismo algarvio no que respeita ao segmento de famílias. Para este ano, o resort apresenta várias novidades, nomeadamente novas facilidades para crianças, onde se destaca a construção de três áreas distintas ao nível de jogos de água para os mais novos, com um Splash Park, que terá uma grande quantidade de jogos de água, escorregas, arcos e repuxos de água, uma nova zona de recreio que, entre vários elementos, inclui escorregas, rede de escalada, barco pirata, bem como uma zona de sombra, para que os pais possam acompanhar as crianças, e uma splash pool, que inclui escorregas e repuxos.

O AP Victoria Sports & Beach, também na praia da Falésia, é um hotel-apartamento com tipologias T1 e T2, que disponibiliza regime de pequeno-almoço e também de tudo incluído. É uma unidade focada no segmento famílias, mas também no desportivo, uma vez que detém duas facilidades de excelência adjacentes: um campo de futebol e uma pista de atletismo, devidamente homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo. Estas facilidades são o grande motivo de procura por parte de muitos atletas profissionais.

O AP Eva Senses, no centro de Faro e localizado a apenas 7 km do aeroporto internacional Gago Coutinho, é a unidade de referência da cidade, tendo celebrado recentemente 55 anos. Esta unidade oferece uma das melhores localizações na cidade e uma vista privilegiada para a marina e o Parque Natural da Ria Formosa. É composta por 138 quartos, incluindo 17 suítes, e oferece a combinação perfeita para quem procura umas férias nos longos areais e águas límpidas das ilhas, mas também pretende conhecer a cultura da vibrante e cada vez mais cosmopolita capital do Algarve. A unidade apresenta uma oferta gastronómica diversificada, com três restaurantes e uma aposta em vários conceitos.

O Grupo AP decidiu também apostar no conceito de unidades adult-friendly, em que o conforto, tranquilidade e um ambiente elegante são factores de destaque. As três unidades onde este conceito está implementado são AP Maria Nova Lounge e AP Cabanas Beach & Nature, em Tavira, assim como o AP Oriental Beach, em Portimão.

Com 90 quartos, esta última unidade tem uma fantástica localização em frente à Praia da Rocha. Apresenta uma decoração exótica, inspirada pela cultura oriental. O acesso directo e privado à praia está assegurado e os quartos apresentam áreas muito generosas. A unidade tem belos jardins debruçados sobre a falésia e o mar. Os regimes de alojamento e pequeno-almoço e/ou meia-pensão são os principais.

Já em Tavira, e apenas a cumprir dois anos de actividade, o AP Cabanas Beach & Nature é uma unidade especial, pois foi a primeira a ser concebida de raiz pelo grupo. É um hotel com uma localização ímpar, junto à ria e ao Parque Natural da Ria Formosa. Com três restaurantes, alguns sazonais, e dois bares – com destaque para um rooftop –, destaca-se pela aposta na gastronomia local. É um hotel muito procurado pelos segmentos de golfe e de conferências e eventos, dando uso às duas salas de conferências existentes. O spa é muito completo e inclui piscina interior, sauna, jacuzzi, banho turco, bem como ginásio. O acesso à praia de Cabanas de Tavira é efectuado por barco movido a energia solar e exclusivo para os clientes.

Muito perto do centro da cidade de Tavira fica localizado o AP Maria Nova Lounge. Além da excelente localização, nesta unidade os hóspedes encontram um ambiente de tranquilidade e conforto. Trata-se de uma unidade cosmopolita, com dois restaurantes e bares, com destaque para o rooftop Nomad Restaurant & Bar, que oferece uma vista panorâmica sobre a cidade, a ria e o mar. Este hotel está muito ligado ao segmento de golfe, mas também ao corporativo.

2023, O PASSADO RECENTE

O ano passado foi de fortes mudanças no Grupo AP Hotels & Resorts. Há muito que o grupo tinha identificado Viana do Castelo como uma cidade-alvo para o seu crescimento, suportado por dois grandes motivos: um emocional e outro estratégico. Viana do Castelo é uma capital de distrito com elevado dinamismo económico e cultural, onde se destacou, em 2023, a celebração da Capital Europeia do Desporto. A localização do hotel AP Dona Aninhas, em pleno centro, é uma mais-valia. Já em termos emocionais, esta é a cidade de origem do chairman do Grupo AP Hotels & Resorts, António Parente, que sempre teve o desejo de investir na sua cidade natal e, ao mesmo tempo, homenagear a sua mãe, daí o nome “fora da caixa”, que tem um bonito storytelling.

O AP Dona Aninhas é um hotel com decoração inspirada na art déco, localizado numa antiga unidade hoteleira, que oferece 64 quartos e suítes baseados em três temáticas: navegadores, filigrana e bordados de Viana. Para o grupo, o objectivo é claro: “Homenagear as gentes de Viana e os seus costumes.” Inaugurada há um ano, esta unidade registou no primeiro ano de operação uma taxa de ocupação média de 57%, um valor “muito positivo e acima das expectativas”.

Mas 2023 trouxe outros dois investimentos. No final do Verão, o grupo adquiriu o hotel Sinerama em Sines. Trata-se de uma unidade com 106 unidades de alojamento, divididas entre estúdios e apartamentos. Localizado sobre a baía de Sines, em plena costa alentejana, o hotel-apartamento Sinerama é muito procurado pelo segmento corporate, mas também por parte de famílias.

Os planos para esta unidade são ambiciosos e passam por uma forte renovação e requalificação desta unidade de três para quatro estrelas. Esse processo de intervenção decorrerá tanto em zonas públicas, com mudanças na restauração e bar, mas também nos quartos e facilidades de conferências.

No final de 2023, o grupo fechou mais uma aquisição: o Lago Montargil Hotel, uma unidade localizada na barragem de Montargil. Um investimento que representa a estreia do grupo no segmento de cinco estrelas, com inventário distribuído entre quartos e villas com piscina privativa. A unidade destaca- -se ainda pelos vários restaurantes, pelo spa com cerca de 1000 m2 e vastas facilidades de conferências. A unidade encontra-se em pleno funcionamento e assim continuará sobre a nossa gestão, sendo que estão previstos alguns investimentos que serão anunciados em breve. A unidade será renomeada e comercializada com o nome AP Lago Montargil – Conference & Spa.

O FUTURO…

Ter uma unidade em Lisboa era um desejo antigo do Grupo AP Hotels & Resorts, que considera a capital um destino estratégico. E que será concretizado em breve, na sequência de uma parceria com a Pujol Invest Properties, num projecto que terá cerca de 60 quartos e assinatura da designer e pintora Nini Andrade Silva. “A localização desta unidade é premium, mas tal acarreta alguns constrangimentos e cuidados extra na recuperação do edifício, pelo que contamos que a abertura possa acontecer no segundo semestre de 2025”, adianta o grupo.

Em relação às características e posicionamento, será um quatro estrelas, que “irá oferecer muito conforto e, acima de tudo, uma localização central em plena baixa de Lisboa”.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de fevereiro (n.º 331) da Marketeer.

Artigos relacionados