André Ventura foi a personalidade que mais tempo ocupou na informação televisiva portuguesa no primeiro semestre de 2026. O líder do Chega protagonizou 781 notícias, num total de 38 horas e 26 minutos, segundo a análise da MediaMonitor, do grupo Marktest.
Luís Montenegro surge logo depois, apesar de ter protagonizado um maior número de notícias. O primeiro-ministro foi interveniente direto em 821 notícias, mais 40 do que André Ventura, mas com uma duração total ligeiramente inferior: 37 horas e 46 minutos.
A diferença mostra que o número de notícias não corresponde necessariamente a uma maior exposição em termos de duração. André Ventura lidera precisamente porque, apesar de surgir em menos peças, o conjunto das notícias em que foi protagonista teve uma duração superior.
Na terceira posição encontra-se o Presidente da República, António José Seguro, que protagonizou 604 notícias, correspondentes a 32 horas e 43 minutos. José Luís Carneiro, secretário-geral do PS, ocupa o quarto lugar, com 460 notícias e 19 horas e 22 minutos de duração. Já Marcelo Rebelo de Sousa, anterior Presidente da República, surge na quinta posição, com 253 notícias, num total de 12 horas e 15 minutos.

Completam o top 10 Luís Neves, ministro da Administração Interna (11 horas e 4 minutos), Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia (9 horas e 38 minutos), Rui Borges, treinador do Sporting CP (8 horas e 55 minutos), Ana Paula Martins, ministra da Saúde (8 horas e 37 minutos), e Francesco Farioli, treinador do FC Porto (8 horas e 24 minutos).
A presença de dois treinadores de futebol entre as dez personalidades com maior duração total de notícias evidencia também o peso do desporto na agenda informativa televisiva.
A análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em estudo, nomeadamente Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e TVI Jornal (TVI). Para ser considerado protagonista de uma notícia, a intervenção da individualidade deve ser direta, sendo que comentários de analistas ou comentadores com espaços fixos não entram na contagem.












