EDP, Galp, Mota-Engil, REN, Santander e Vodafone são mecenas do Público Mais

publicoFoi esta manhã apresentado o Público Mais, um projecto que assenta na criação de um fundo para financiar grandes reportagens em áreas como Grande Reportagem, Cultura, Ciência/Ambiente e Multimedia. «Com este fundo vamos poder dar aos leitores trabalhos mais profundos em áreas que o jornal lidera», explica Bárbara Reis, directora do jornal. Trata-se de um fundo editorial que se destina à produção de jornalismo de excelência, sendo a sua utilização da exclusiva responsabilidade da direcção editorial do Público.

O fundo será financiado por grandes empresas e instituições com perfil filantrópico. Neste sentido Bárbara Reis, directora do jornal, contactou as empresas pertencentes ao PSI 20, tendo angariado para o projecto a dois anos (2011-2012) os apoios da EDP, Galp, Mota-Engil, REN, Santander e Vodafone. Mas esta é uma lista que não está fechada, podendo a todo o momento ser reforçada com novos mecenas que se queiram juntar ao fundo. «Dessa forma o fundo cresce e poderemos fazer mais trabalhos», explicou Bárbara Reis à Marketeer. A mesma responsável disse que acredita que quando o projecto começar a ganhar corpo outras empresas vão querer associar-se. Com os actuais mecenas, o fundo tem garantidos 25 mil euros para o primeiro ano e 25 mil euros para o segundo ano. A participação dos mecenas no fundo é exactamente igual ao nível do investimento que é feito. Os mecenas «aceitaram entrar no projecto sem qualquer contrapartida», reforça Bárbara Reis.

O primeiro trabalho, editado e publicado no âmbito do Público Mais, intitula-se Em casa do doutor Hugo Meneses, “primeiro indiano e depois goês”. Esta será a primeira de uma série de reportagens a propósito dos 50 anos do fim do Estado Português da Índia, a ser publicada a partir do dia 25 de Julho.

Artigos relacionados