80% dos consumidores não acredita na privacidade na internet

cadeado_rsSegundo um estudo da consultora Accenture, oito em cada 10 consumidores acredita que a privacidade total no mundo digital já não existe e 87% considera que não estão a ser tomadas as garantiras necessárias para proteger os seus dados pessoais. Ainda assim, a maioria não dispensa a internet para fazer a melhor compra possível.

De acordo com o estudo, 64% dos inquiridos revela preocupação relativamente ao facto de os sites rastrearem o seu comportamento de compra e a grande maioria (70%) considera que as empresas não são transparentes quanto à forma como os seus dados pessoais estão a ser usados.

Contudo, o inquérito da Accenture conclui que “os consumidores continuam a recorrer à tecnologia digital para conseguir a melhor compra” e quase metade (49%) aceita que as marcas recolham dados sobre o seu comportamento de compra se isso resultar na criação de ofertas pertinentes.

No que diz respeito aos factores que os poderiam levar a comprar um produto ou serviço, os inquiridos apontaram os preços competitivos (61%), a qualidade superior (36%) e a melhor experiência de compra (35%) como os três principais, bastante acima das campanhas publicitárias (6%) e do endorsement de figuras públicas (3%).

«Na actual era digital, em que os consumidores estão constantemente ligados e existem um vasto número de dados disponíveis, as organizações devem alinhar as suas estruturas, tecnologia e estratégias para proporcionar aos seus consumidores experiências relevantes e que conduzam à sua fidelização», refere em nota de imprensa Glen Hartman, managing director responsável global pela área de Digital Transformation da Accenture Interactive.

O estudo em gestão foi realizado foi realizado pela Coleman Parkes, a pedido da Accenture Interactive, junto de mais de 2.000 consumidores, entre os 20 e os 40 anos, oriundos dos Estados Unidos da América e do Reino Unido.

Artigos relacionados