77% dos festivaleiros aprecia activações das marcas

O contexto em que se realizam os festivais de música é favorável para a atenção e interacção entre marcas e consumidores. Segundo um estudo realizado a nível europeu pela Havas Media, e divulgado na semana passada durante o Think Breakfast sobre Activação de Marcas em Festivais promovido pela MPG, 60% dos inquiridos aprecia que as marcas patrocinem os festivais e 87% considera que as marcas tornam possíveis estes eventos. Aliás, segundo dados do mesmo estudo, 60% dos festivaleiros recorda-se de ver as marcas no recinto (especialmente se as activações os tocarem), sendo a recordação dos naming sponsors de quase 100%. No entanto para que essa recordação seja efectiva não basta ser naming sponsor. Há que activar as naming sponsors antes, durante e depois do evento se realizar.

E a verdade é que as activações fazem parte da experiência. 65% dos inquiridos acha que os patrocinadores melhoram a experiência do festival e 77% tem, inclusivé, uma percepção positiva das activações.

Quando analisa os laços criados pelas marcas face ao impacto das suas acções, a Havas Media conclui que 85% dos inquiridos tem uma experiência positiva com as actividades e 36% fica, mesmo, mais predisposto a considerar a compra dos bens/serviços alvo de activação.

A responsabilidade social também parece estar na ordem do dia no que aos festivais diz respeito. 80% dos inquiridos neste estudo admite esperar uma estratégia “verde” e sustentável nas activações das marcas.

O estudo da Havas Media avaliou 65 festivais em 21 países de toda a Europa (excluindo Portugal), tendo sido visitados 8 festivais de renome onde foram respondidos no local 2.244 questionários. Foram ainda feitos 200 vox pops gravados, 70 entrevistas aprofundadas e analisadas 66 activações. O estudo voltará a ser feito em 2013 e passará a integrar dados sobre o mercado português, garantiu Sandra Alvarez Baptista, directora-geral da MPG.

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