«É urgente apoiar o sector cervejeiro», diz APCV

brinde-a-cervejaApesar da sua relevância para a economia, o sector cervejeiro continua a ser «muitas vezes ignorado pelas entidades públicas e pelo Estado». O alerta foi deixado esta manhã por Pires de Lima, presidente da APCV – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, na abertura do fórum-debate sobre o sector.

António Pires de Lima aproveitou o encontro para recordar alguns dados relevantes. Em particular, que o sector reúne mais de 75 mil postos de trabalho e contribui com 1,1 mil milhões de euros para o PIB, além de contar com mais de 1100 empresas portuguesas como fornecedoras e mais de 90 mil como clientes. Mais ainda, sublinhou o presidente da APCV, «Portugal tem das mais altas taxas de exportação» deste sector, ao canalizar mais de 250 milhões de litros para 50 países. No entanto, continua a verificar-se alguma dificuldade em convencer as autoridades da sua relevância e peso para a economia, referiu.

Presente no encontro, o Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, confirmou a importância do sector cervejeiro- «faz bem e exporta bem», disse – sublinhando mesmo que o Estado deve incrementar o apoio «às empresas exportadoras para ajudar à internacionalização». Mas, quando questionado pela Marketeer face aos problemas que as cervejeiras hoje enfrentam no mercado interno devido ao aumento do IVA para 23% (um tema, de resto, que voltou a ser trazido a debate por Pires de Lima), Almeida Henriques mais não disse do que «tudo se manterá» face «às medidas já adoptadas»!

Fracas notícias para um mercado que tem visto o seu consumo em queda, com os níveis per capita a serem hoje inferiores aos registados no início da década de 90.

Inédito é o facto de a APCV arrancar hoje com uma campanha em Tv que tem como mote “O que é que a cerveja pode fazer por um País à procura de auto-estima?”. Um filme que pretende evidenciar o peso da indústria e melhorar a imagem do sector no seu todo. Com um formato de 30″, a campanha é assinada pela Bottom Line Ativism e estará no ar durante o corrente mês de Março.

Subordinado ao tema “O que é que a cerveja faz pelos portugueses”, o debate contou ainda com a participação de Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP, Pedro Reis, presidente da AICEP, Luís Reis, presidente da APED, Carlos Moreira da Silva, presidente da BA Vidros, e João Machado, presidente da CAP.

Veja o vídeo da campanha:

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
Está grávida? Veja o que deve (e não deve) fazer se for conduzir