Zeinal Bava assume presidência da brasileira Oi

zeinal_2Zeinal Bava vai deixar a presidência executiva da Portugal Telecom (PT), função que ocupava desde 2008, para assumir o mesmo cargo na Oi, parceira da PT no Brasil. Henrique Granadeiro voltará a assumir a liderança da holding PT, acumulando o actual cargo de presidente não executivo (chairman) com o de presidente executivo.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora de telecomunicações portuguesa informa que Zeinal Bava, 46 anos, irá manter-se, no entanto, como presidente executivo da PT Portugal, a área de negócios operacionais do Grupo PT em território nacional, nomeadamente os segmentos fixo e móvel (Meo e TMN). Na prática, passará a liderar toda a área operacional da PT em Portugal e da Oi no Brasil, duas empresas que são accionistas uma da outra.

Ao acumular funções nos dois lados do Atlântico, o gestor “irá focar-se nos projectos estratégicos e de inovação e nos workstreams [projectos] conjuntos Oi/PT, desta forma contribuindo decisivamente para o sucesso dos objectivos definidos do âmbito da parceria estratégica acima mencionada e para a cristalização do valor de sinergias”, explica a PT, que detém 25,6% da Oi.

No documento, a PT acrescenta que a parceria entre as duas companhias já tinha saído reforçada com a criação, em 2011, do Comité de Engenharia & Redes, Tecnologia & Inovação e Oferta de Produto na Oi, que era liderado por Zeinal Bava. “O trabalho executado pelo Comité tem contribuído decisivamente para uma gestão operacional cada vez mais integrada e convergente, entre a Oi e a PT, mobilizando muitos quadros de ambas as empresas”, adianta a operadora, acrescentando que o convite a Zeinal Bava foi endereçado pelos accionistas estratégicos dos dois grupos empresariais.

O gestor substitui à frente da Oi José Mauro da Cunha que assumiu temporariamente o cargo em Janeiro deste ano após a saída de Francisco Valim.

A PT informou ainda que Luís Pacheco de Melo, responsável financeiro do grupo e membro da comissão executiva, sobe a vice-presidente.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
7 formas para se voltar a apaixonar pelo seu trabalho
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo