Sabe quais são as Superbrands de 2012?

A Superbrands – Marcas de Excelência, organização internacional e independente que elege em 89 mercados as marcas que mais se destacam, todos os anos, anunciou as 27 insígnias que se destacaram na 8ª edição da Superbrands Portugal.

Banco Alimentar Contra a Fome, BCP, Bimby, Branca de Neve, Cartuxa, CGD, Chicco, Continente, CTT, Diário de Notícias, EDP, El Corte Inglés, Expresso, Limiano, Médis, Montepio, Multibanco (SIBS), Oceanário, Pingo Doce, RFM, SIC, SL Benfica, The Famous Grouse, Tranquilidade, TSF, Visão e Vista Alegre foram as marcas eleitas.

Cartuxa, Multibanco (SIBS), Oceanário, Pingo Doce e Tranquilidade foram as novas entradas na 8.ª edição da Superbrands.

Como explica Pedro Diogo Vaz, senior manager Superbrands em Portugal, em nota enviada às redacções «as Superbrands são produtos ou serviços de qualidade, que oferecem um benefício claro e diferenciador, que cumprem as suas promessas, assumem uma personalidade, permanecendo fiéis aos seus princípios. Nesta perspectiva, as Superbrands são marcas que se distinguem em qualquer cenário. São marcas que assumem que há vida para lá das promoções».

A selecção decorreu em duas fases. Numa primeira o Conselho Superbrands, formado por personalidades representativas do sector, seleccionou uma lista de cerca de 1200 marcas com maior notoriedade a operar em Portugal. Domínio de mercado, longevidade, goodwill, aceitação e fidelização foram os critérios tidos em conta na sua análise. Numa segunda fase a avaliação esteve nas mãos dos consumidores, através de um estudo online realizado pela Netsonda. Nesse sentido, um painel certificado classificou, de forma espontânea, três marcas, correspondentes a cada um dos seguintes atributos: marcas únicas, em que mais confia, com as quais se identifica, que satisfazem as suas necessidades e que considera mais conhecidas.

Segundo Pedro Diogo Vaz esta metodologia permite abordar as marcas «de uma forma holística». Assim, as insígnias «podem ser eleitas de acordo com diferentes atributos em que se distingam: umas porque têm produtos com maior preponderância no mercado, outras pela sua dimensão, outras ainda pela proximidade e confiança que conseguem estabelecer com os clientes».

Este ano a Superbrands decidiu distinguir também o papel do terceiro sector, destacando a importância de projectos de solidariedade pela entrega do Prémio Especial de Solidariedade Superbrands/SIC Esperança. O prémio, adianta a organização na mesma missiva, “é um reconhecimento do trabalho desenvolvido e um factor de motivação para continuar a fazer mais”. Entre 20 projectos analisados, com base na missão, reconhecimento, cumprimento da promessa, transparência e rigor, o grande vencedor foi o Banco Alimentar contra a Fome. A selecção foi feita com base na mesma metodologia de avaliação anterior, pelo Conselho Superbrands e pelos consumidores.

Artigos relacionados