Receita para um regresso à escola sem stress

Por Vera de Melo, psicóloga clínica

Terminadas as tão desejadas férias de Verão, é hora de todos regressarem às suas rotinas diárias, para uns o trabalho para outros a escola.

Setembro marca o regresso das crianças à escola. Sem dúvida que o regresso dos mais pequenos à escola é um marco para toda a família pelos inúmeros desafios que naturalmente acarreta. As manhãs voltam a trazer consigo as correrias para que todos possam sair de casa a horas e muitas vezes esta fase é vivida com algum stress.

Deixo a receita de sucesso, para um regresso à escola tranquilo.

500 g de paciência. A escola mudou, surgem novas regras de convívio, novos desafios. As práticas não são as mesmas, já não existe correria para entrar nas aulas, as brincadeiras ou a vontade de querer ficar próximo dos diferentes amigos, isso também mudou. A escola está diferente, o recreio, dá lugar a algum receio. As crianças também elas estão diferentes, todos estamos diferentes. A realidade como a concebíamos, também essa mudou. As crianças precisam de tempo para processar o período de regresso e adaptar-se à nova realidade. Não tenhamos pressa e não tenhamos visões precipitadas da realidade. Certo que a Covid-19 mudou o mundo, mas não o parou e a escola, essa, continua a ter um papel essencial para o desenvolvimento psicológico, emocional e de aquisição de competências sociais da criança. A nova escola deve continuar a ser um espaço seguro, protetor, cuidador e de apoio ao desenvolvimento e saúde física e psicológica das crianças. É preciso tempo para que as novas regras, novos hábitos e rotinas, novo ambiente sejam firmemente estabelecidos e interiorizados pelas crianças.

500 g de exemplo. Quando os pais estão calmos e serenos, é mais fácil que as crianças se sintam da mesma forma com o regresso à escola, por isso relaxe e transmita confiança. Aos pais, cabe o papel de funcionarem como mediadores e tentarem ajudar na adaptação à nova normalidade. Crianças em pânico são, quase na totalidade, filhos de pais em pânico. Os comportamentos adoptados pelas crianças são muitas vezes o espelho do que lhes é transmitido em casa, por isso, é importante que os pais tenham isso consideração, promovendo um ambiente tranquilizante e seguro.

450 g de atenção. Esteja atento às emoções, será mais fácil ajudá-los a enfrentar a realidade deste novo mundo. Estimule a sua criatividade, autonomia e responsabilidade. Mais do que a preocupação com a máscara visível, preocupe-se com a invisível. As crianças manifestam através do brincar os seus medos e ansiedades.

400 g de bom senso. Não seja um empecilho ao desenvolvimento da criança. Com calma e tranquilidade e numa linguagem adequada a cada faixa etária explique-lhe os cuidados a ter e as regras a adoptar. Não crie uma lista de cuidados, pois será difícil ela cumprir tudo na sua totalidade, pelo que o mais acertado é explicar-lhe a dimensão do problema e deixar que por si ela encontre também estratégias para com ele lidar. Lembre-se não vai estar sempre lá. Não hipervalorize as situações e não crie cenários catastróficos. Com calma e tranquilidade avalie a realidade. Recorde que podemos prevenir, antecipar, mas é impossível controlar a realidade.

400 g de disponibilidade. Seja disponível. As crianças necessitam primeiramente de ter os pais na sua vida, de forma presente e disponível, pois precisam da segurança que os pais transmitem, bem como do seu amor, afecto e interesse de forma contínua. Esteja atento às solicitações emocionais da criança, respondendo com proximidade e consistência às suas necessidades afetivas, facilitando o desenvolvimento da sua autoconfiança e das suas competências sociais, assegurando assim o seu bem-estar emocional.

400 g de planeamento. Um planeamento eficaz permite antecipar medos e ansiedades, encontrando, em ambiente controlado, estratégias para com eles lidar. Antes do primeiro dia de aulas, organize uma visita à escola para familiarizar a criança com o ambiente escolar. Depois dessa visita aborde com a criança o que sentiu, que dificuldades espera encontrar e como as vai resolver.

350 g de autonomia. Não caia na armadilha da super protecção. Promova a autonomia e aceite que é inevitável, com segurança a criança retomar as suas rotinas.

350 g de envolvimento. Envolva a criança na compra do material escolar. Este envolvimento cria compromisso e ligação emocional. Crie um orçamento para o material escolar e estabeleça um valor máximo que não deverá ultrapassar. Converse com a criança e explique o mais claramente possível que existe um limite a cumprir, mas que a escolha de todo o material se pode ajustar dentro desse valor, mas deixe-a ter alguma liberdade de escolha. Ou seja, tente dar algumas opções: se quiser ter uma mochila mais cara, deverá escolher uns cadernos mais básicos e baratos.

300 g de rotina. Durantes as férias, a hora de adormecer e acordar ficam por norma adiados para horários mais tardios. Tendo em conta que esta “reprogramação” dos ciclos de sono não se faz de forma imediata, é conveniente que na semana antes do início das aulas comece a adaptar gradualmente a criança aos novos horários de Setembro. O mesmo é válido para os horários das refeições.

300 g de escuta activa. Todas as mudanças são geradoras de ansiedade. Ainda que a criança vá para o mesmo ambiente escolar há sempre mudanças. A melhor forma de lidar com esta ansiedade é conversando, escutando os seus medos e receios. Não os considere “parvos ou sem razão de ser”, dado que para ele têm muita importância. Tente em conjunto com a criança analisá-los e encontrar possíveis soluções.

Por fim, junte todos os ingredientes, podendo fazer alguns ajustes nas quantidades, segundo a sua realidade e acrescente uma pitada de diversão a gosto. Lembre-se o regresso à escola é um grande momento, mas é um momento que se vai repetir todos os anos, por isso nada de correrias, stress ou ansiedade. Prepare este momento com a criança a cada minuto, de uma forma divertida e única. Envolva-a atribuindo responsabilidades e privilégios e acima de tudo divirtam-se!

Lembre-se, é só mais uma etapa…

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