“Pague com um Tweet”
Acredito que para mais de 50% da população portuguesa – e estou a ser optimista – este título é incompreensível. Mas agora que o euro está pelas ruas da amargura até pode ser boa ideia passarmos a usar uma moeda que é literalmente de troca: dou-te uma mercadoria em troca de um post de menos de 140 caracteres que levará esta mercadoria a todos os teus amigos, aos amigos deles, aos amigos dos amigos e por aí fora. Não é só interessante como particularmente relevante para a mercadoria em questão: um livro acerca da comunicação digital ou melhor, acerca da comunicação porque dizer digital em relação a comunicação é, nos dias de hoje, totalmente redundante.
Este livro que se chama “Oh my God what happened and what should I do?” foi escrito por uma dupla criativa para “ajudar toda uma geração a evoluir” em termos de new media. Só o título já reflecte o que muitos profissionais sentem. “Oh meu Deus, para onde foi o consumidor?” “Oh meu Deus, não faço ideia do que estão a falar” “Oh meu Deus, o que é que raio é um Tweet” Mais do que a invocação do nome de Deus em vão, o grande pecado é fingir que sabemos tudo e deixar que estas perguntas apenas aconteçam na nossa cabeça, protegendo-nos dos julgamentos paternalistas de nerds de 17 anos. De uma forma simples, sistematizada e clara o livro lança uma luz, não sobre o futuro, mas sobre o presente de todos aqueles profissionais apanhados entre a geração dos que já nasceram com um portátil no colo e a geração que proclama “burro velho não aprende línguas”. Todos os que tendo começado na comunicação tradicional estão interessados em compreender e utilizar as novas ferramentas digitais e interactivas da forma mais eficaz. Todos os que não têm medo de perguntar, nem de arriscar, ou seja, todos os que não têm medo de evoluir.
E não há nestas páginas, em formato digital, nenhum bicho de sete cabeças. Ao contrário, tudo parece lógico e fruto do mais simples bom senso. Para quem sabe o valor de uma boa ideia, para quem sabe a necessidade de contar uma história interessante, a adequação da mensagem ao suporte, para quem sabe como é crucial respeitar o público, enfim, os mesmo princípios que nos levam a fazer um trabalho de excelência em papel ou em televisão.
Mas o que eu queria mesmo ver à lupa era a forma de comercialização deste livro que se pode comprar com um Tweet ou com um post no Facebook. É um livro sobre publicidade que se paga com publicidade. Ao contrário do que parece não é grátis, tem um preço justo. E sobretudo não é um livro teórico é um manual que logo à partida põe em prática os princípios que enuncia.
E como dizem os autores no fim do livro, “isto é só o princípio, ainda há muito para descobrir e muito para esquecer (lembram-se do Second Life?)”.
Veja o livro em www.ohmygodwhathappened.com