Novo Banco Cultura soma mais oito museus

O Novo Banco Cultura chegou ao fim de 2018 com protocolos assinados com 12 museus. Agora, a celebrar o primeiro aniversário, anuncia que irá acrescentar oito museus portugueses à lista e emprestar mais um rol de obras de arte da sua colecção.

Actualmente, são 22 as obras colocadas em exposição permanente na sequência dos acordos estabelecidos, número que deverá aumentar em breve. O Museu Carlos Machado (Ponta Delgada), Museu de Angra do Heroísmo, Museu Municipal de Faro e o futuro Museu de Peniche são os mais recentes parceiros. Estão também previstos protocolos com instituições de Évora, Beja, Crato e Lamego.

Para os Açores, está já em marca um plano de cedência de quatro obras, nomeadamente dois mapas portulanos e duas pinturas. Os mapas são da autoria de José Fernandes Portugal e as pinturas (na imagem em cima) de José Júlio de Souza Pinto.

Recorde-se que o Novo Banco Cultura reúne sob a mesma marca todas as colecções do Novo Banco, com a missão de preservar e divulgar o património detido pelo banco. O projecto permite também descentralizar o acesso à arte, levando obras de pintores reconhecidos a vários pontos do País.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo