As melhores formas de executar o marketing diferenciado

Sabemos que o marketing é cada vez mais competitivo e nem sempre conseguimos entender como uma marca consegue melhores e maiores resultados que outra. Mas, existem exceções, e nessas conseguimos perceber que o bom marketing é raro, embora seja sempre positivo.

Hoje decidimos mostrar-lhe alguns casos de situações na área do marketing que criaram uma dimensão diferente a uma marca apenas pela atitude que tiveram, sem medo de arriscar ou de fazer diferente.

 

IKEA e as promoções políticas

Este é o mais recente exemplo de como o marketing bem feito pode fazer com que uma marca se destaque. O IKEA há alguns meses criou anúncios com base em eventos de política, como um anúncio que indicava que uma estante era boa para esconder 75.800 euros que foram encontrados no escritório do antigo chefe de gabinete de António Costa, o nosso antigo primeiro-ministro. A seguir a este, seguiram-se outros anúncios ousados nos dias e semanas seguintes, fazendo com que as redes sociais ficassem com bastante informação sobre o IKEA porque todos queriam expressar a sua opinião sobre o assunto.

 

Casas de apostas e futebol

É comum casas de apostas trabalharem com os clubes de futebol ou mesmo as ligas de futebol para colocarem o seu nome na liga ou na camisa de um clube. Isso faz com que o nome seja visto por milhões de pessoas, não só em Portugal como lá fora, e traduz-se num lucro para os clubes de futebol (e também de outros desportos, embora se veja mais no futebol) e para as casas de apostas. Por isso, é frequente ver pessoas a obter um código bónus da Bwin, porque, precisamente, acabaram por ver ou ouvir falar dessas promoções.

 

O engano do Continente

Será que a Mariana ainda trabalha no Continente? Em 2021 um engano numa notificação do continente com o título “Teste Mariana” e a mensagem “Recebeste?” foi prontamente aproveitado por outras pessoas. Neste caso, foi um erro (que o próprio Continente aproveitou) que foi usado de forma inteligente por outras marcas. Na altura o Lidl estava a lançar a sua aplicação e mandou uma notificação a dizer Testa aí, Mariana” e a Staples atribui alguns descontos e disse numa notificação que “Isto não é um teste, Mariana”.

Assim, de uma situação má, criou-se muita informação e descontos que beneficiaram os utilizadores destas plataformas.

 

“Hey ChatGPT, termina este edifício”

Quando o ChatGPT saiu muitos foram os mercados que se sentiram fragilizados pela forma como o serviço que prestam podia ser afetado. Uma agência Belga decidiu criar um anúncio gigante num edifícil em construção com a indicação “Hey ChatGPT, finish this building” seguida de “Your skills are irreplaceable.”.

O anúncio foi viral, naquele país e no mundo, porque demonstra a fragilidade de alguns mercados e a adaptação que se teve que fazer em algumas áreas. No entanto, o marketing foi excelente e acabou por dar visibilidade à empresa que o criou. Acreditamos que provavelmente o negócio na empresa tenha crescido devido à coragem de fazer algo diferente e fazer as pessoas pensarem no que o ChatGPT pode trazer de bom, mas também de mau.

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