Já conhece o Parque Tajo Internacional?

1024px-Nt-vvrodao-portasderodao_2A Diputación de Cáceres organizou esta manhã nas instalações do Instituto Cervantes, em Lisboa, uma apresentação para dar a conhecer a estratégia de promoção turística do Parque Natural Tajo Internacional. A acção de promoção, que junta agentes espanhóis e portugueses, tem como objectivo colocar o parque natural, localizado a sudoeste da província de Cáceres (Espanha), na rota dos destinos turísticos dos portugueses.

De acordo com a Diputácion de Cáceres, que lidera o projecto, a iniciativa irá tornar o Parque Tajo Internacional no “primeiro parque natural internacional da Europa”. Isto porque o projecto desenvolve-se no espaço fronteiriço partilhado por Cáceres, Beira Interior e Alto Alentejo, após a gestão conjunta da área natural ter sido aprovada pelo Governo português, em Abril passado.

«O parque era desconhecido da maior parte do público, incluindo na Extremadura», sublinhou durante a cerimónia de apresentação Elisa Cruz, directora geral de Turismo do Governo da Extremadura. Por esta razão, a entidade decidiu delinear um plano de comunicação com o intuito de «dar visibilidade ao parque», adiantou. O projecto irá resultar na criação de uma oferta turística integrada, baseada num conjunto de experiências que terão como eixos principais os recursos naturais e patrimoniais (como os monumentos pré-históricos ou de influência romana) do Parque Tajo Internacional, bem como a promoção dos produtos gastronómicos das regiões envolventes. «Os turistas vão deixar de passar apenas pelo parque para se envolverem numa série de experiências» que têm como pano de fundo «uma paisagem singular», destacou a responsável.

No mesmo tom, Laureano León, presidente da Diputácion de Cáceres, sublinhou que «o maior esforço se centra na criação e consolidação de um destino turístico, enquanto motor de desenvolvimento económico dos munícipios» daquela região. Para além disso, o projecto visa «delinear estratégias de cooperação territorial que valorizem os recursos naturais, culturais e históricos, ligados à zona fronteiriça do Tajo-Tejo, partilhada entre Espanha e Portugal», acrescentou.

Pacotes de experiências

Os pacotes de experiências criados no âmbito da estratégia de promoção do Parque Tajo Internacional, que se estende por 25 mil hectares, envolvem iniciativas como uma rota de trekking nocturna que segue os paços dos bandoleiros e contrabandista na raia portuguesa (“Bandoleiros de lua cheia”); uma visita à “Via da Estrela”, um antigo trilho romano que atravessa as terras do Tejo Internacional no caminho para o Porto (“Aventura de Romanos”); saídas de pesca desportiva em embarcação desde a barragem de Cedillo ou Alcántara (“Pesca Deportiva no Tejo Internacional”); entre outras.

Até ao momento, o Projecto Tajo Internacional já beneficiou de acções de comunicação como o documentário sobre o parque natural e na organização de eventos turísticos, como por exemplo o o Festival de Teatro Clássico de Alcántara, em Cáceres.

O Parque Tajo Internacional envolve 11 municípios espanhóis: Cedillo, Herrera de Alcántara, Santiago de Alcántara, Valencia de Alcántara, Carbajo, Membrío, Alcántara, Brozas, Salorino, Herreruela e Zarza la Mayor.

Texto de Daniel Almeida

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)