Future Farm é a nova opção vegetal nas mesas portuguesas: «Queríamos oferecer uma alternativa à cozinha típica»

Se, até há dois ou três anos, era difícil encontrar alternativas à carne nas prateleiras portuguesas, o mesmo não se pode dizer hoje. A chamada “carne falsa”, que apresenta sabores e texturas – e, por vezes, até aromas – muito semelhantes à carne verdadeira invadiu os supermercados e são já várias as marcas a apresentar as suas sugestões. Uma das mais recentes chama-se Future Farm, chega do Brasil e aponta a todos aos consumidores que seguem dietas vegetarianas e veganas, mas também flexitarianas.

Lançada em Março, a marca viu todas as suas expectativas superadas: «Nas primeiras semanas, venderam-se quatro vezes mais produtos nos locais onde estão à venda aqui em Portugal do que tínhamos previsto», conta Felippe Fontanelli, Sales director Southern & Eastern Europe.

Em entrevista à Marketeer, o responsável desvenda ainda que, além da mais recente novidade – um substituto do atum em lata –, a Future Farm está a estudar a possibilidade de lançar bebidas vegetais e derivados que poderão ser alternativas ao leite de vaca e aos lacticínios.

Quem quiser provar os produtos da Future Farm, mas tiver dúvidas sobre qual será a melhor forma de os preparar, a marca aconselha uma visita a Musa da Bica. Aqui, neste espaço lisboeta da cerveja Musa, o chef Pedro Abril desenvolveu um conjunto de propostas com base na “carne” da marca. Além disso, o projecto de restauração Like a Lord Burgers, de Rui Unas, também conta com um hambúrguer especial assente numa das criações da Future Farm.

Acompanhe a entrevista completa a Felippe Fontanelli:

Porquê Portugal e porquê apostar agora neste país?

Sabemos que os portugueses gostam muito de comer e que a cozinha em Portugal é maravilhosa. Queríamos fazer parte disso e oferecer uma alternativa à cozinha típica que fosse saborosa e mais sustentável ao mesmo tempo.

Sabemos também que as dietas vegetariana, vegana e flexitariana têm crescido no país, o que demonstra uma grande vontade por parte dos portugueses de se alimentarem de forma diferente. Além disso, a preocupação com o Planeta começa a estar presente no dia-a-dia um pouco por toda a Europa e também em Portugal.

Fizemos o nosso lançamento em Portugal em Março deste ano e podemos afirmar que temos tido uma aceitação muito acima do esperado. Nas primeiras semanas, venderam-se quatro vezes mais produtos nos locais onde estão à venda aqui em Portugal do que tínhamos previsto, o que mostra que os portugueses procuram estas alternativas e estão bastante curiosos com a Future Farm.

Quais são os produtos mais populares? Difere de mercado para mercado?

O hambúrguer e a carne picada são os bestsellers. E acaba por ser comum a todos os mercados. Mas somos sempre surpreendidos, por exemplo, o Chick’n estava esgotado na última semana no nosso parceiro Getir aqui em Portugal. À medida que as pessoas vão conhecendo os produtos e percebendo que não precisam de mudar ou de adaptar as suas receitas para cozinhá-los passam a consumir mais opções da Future Farm.

Quais serão os próximos lançamentos? Vão alargar a outras categorias/áreas?

Acabámos de lançar aqui em Portugal o nosso Future TVNA, que recebeu recentemente o prémio Innoval da Alimentaria, um dos maiores eventos internacionais para a indústria alimentar e de bebidas, na categoria de melhor produto internacional. Estamos em constante desenvolvimento para ampliar os nossos produtos e oferecer opções plant-based. Temos, por exemplo, à volta de 12 protótipos diferentes em pesquisa e estudo e temos também a intenção de chegar aos leites vegetais e derivados.

Quais são os maiores impedimentos à adopção deste tipo de alternativas? O preço será o principal factor?

Temos trabalhado para que os nossos preços sejam competitivos e acessíveis à realidade de todos os mercados em que estamos presentes. Em Portugal, por exemplo, o nosso preço de venda sugerido ronda os 4,5 euros por um pack de 250g. Acreditamos que o único impedimento real é ainda alguma resistência que possa surgir em relação a este tipo de produto. Se as pessoas tiverem a mente aberta para provarem uma primeira vez, estamos convencidos de que mudarão a percepção sobre plant-based meat e passarão a incluir este tipo de alimento na sua dieta.

As alternativas vegetais são uma moda/tendência ou vieram mesmo para ficar?

Todas as opções mais sustentáveis para o Planeta vieram para ficar. Acreditamos num mundo mais consciente, mais verde e, pela receptividade que os nossos produtos tiveram nos 30 países em que estamos presentes, há muita gente a partilhar estes valores connosco. Dizem que somos aquilo que comemos. Eu costumo dizer que comemos aquilo em que acreditamos e, se acreditamos num futuro mais sustentável, a Future Farm traz esse futuro para o presente. Incluir alternativas positivas para o meio ambiente são necessárias desde já – e podem ser muito saborosas.

Qual é a estratégia em termos de comunicação em Portugal?

Queremos que o futuro passe a ser um presente em Portugal e que juntos possamos “Mudar o Mundo à Portuguesa”. Para nós sempre foi uma condição, antes de qualquer decisão, entender a culinária local, os hábitos, as tradições para não impor algo e, sim, fazer parte da cultura e sociedade portuguesa. Fizemos questão de ter uma agência de comunicação local, de ouvirmos e nos aliarmos a chefs locais que dessem o aval dos nossos produtos em receitas tradicionalmente portuguesas para, então, definir a nossa estratégia. O que podem esperar é ver cada vez mais a Future Farm inserida na cultura portuguesa, fazendo parte de eventos tradicionais, trazendo novos produtos, surpreendendo com parcerias locais, presente em restaurantes e retalho, de forma democrática, criativa e inclusiva.

E que parcerias têm por cá?

Temos muito orgulho de termos como nosso parceiro o Pedro Abril, chef de cozinha da Musa da Bica e parte do coletivo NKOTB. Ele será o responsável por desenvolver as receitas dos seus famosos “munchies” com Future Farm e que serão disponibilizados semanalmente no menu da Musa da Bica. Temos uma parceria com a Like a Lord Burgers, que criou o “Like a Veggie”, o primeiro hambúrguer vegetariano do restaurante virtual do actor e humorista Rui Unas. E os nossos produtos estão, para já, disponíveis nos supermercados do El Corte Inglés de Lisboa, Vila Nova de Gaia e na loja online, no SuperCor Beloura e Restelo, e na app de entrega ultra-rápida de compras Getir.

Texto de Filipa Almeida

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