Carrefour mais do que triplica lucros em 2012

carrefour SMO grupo francês de hipermercados Carrefour anunciou hoje um resultado líquido de 1,23 mil milhões de euros em 2012, o que representa um crescimento de 232,3% em relação aos 371 milhões de euros acumulados no ano anterior. Os resultados reflectem a venda de activos no valor de 1,12 mil milhões de euros.

Excluindo os itens excepcionais, o crescimento da empresa teria sido de 6,6%. Em 2012, os resultados operacionais da Carrefour caíram 2,6% para 2,14 mil milhões de euros, excluindo as operações na Colômbia, Malásia, Indonésia, Grécia e Singapura, as quais foram alienadas ou encerradas no ano passado, de acordo com um comunicado da empresa, citado pelo The Wall Street Journal.

As vendas da Carrefour aumentaram 0,9% para 76,8 mil milhões de euros. No mercado europeu, o resultado operacional da empresa caiu 20,6%, com destaque para os mercados espanhol e italiano. Só o mercado doméstico, o francês, que representa cerca de metade da facturação da empresa, teve uma performance positiva, com o resultado operacional a subir 3,5%. Também na Ásia os resultados caíram cerca de 10%.

A América Latina, onde o resultado operacional da empresa progrediu 14%, devido ao aumento das vendas e das margens, compensou parcialmente a quebra na Europa e na Ásia.

Artigos relacionados