Jaba Recordati: Dores de correr? Aqui passa-se por cima delas!

O desporto assume um papel de grande importância na vida social de muitas pessoas em todo o mundo, e uma grande fatia da população portuguesa está envolvida no desporto, seja na prática de uma actividade, participação numa associação/clube, ou simplesmente como simpatizante.

«O desporto tende a gerar extraordinárias respostas emocionais nos seus públicos e a lealdade dos fãs é utilizada para criar laços emocionais com as marcas. Por um lado, as organizações desportivas assumem, deste modo, um papel de relevo na sociedade, funcionando como importantes agentes de socialização, que reúnem em seu torno um grupo significativo de pessoas que partilham interesses comuns. Por outro, as empresas perceberam que os seus clientes estão mais disponíveis a consumir os seus produtos ou simplesmente a criar uma simpatia pela marca, quando estão a ver ou a praticar desporto», explica Rui Rijo Ferreira, director de Marketing da Jaba Recordati.

Os praticantes da modalidade de running, em específico, são comunidades activas que se envolvem, criando grupos e desenvolvendo metas e objectivos anuais de participação em eventos desportivos, mas também sociais.

Assim, a Jaba tem diferentes tipos de Persona que “personificam” o seu consumidor. A persona jovem corre por gosto e pratica esta modalidade porque se sente bem e pertence a grupos de pessoas envolvidas com outras pessoas da mesma idade, como grupos de amigos que treinam duas a três vezes por semana. Já a persona activa começou a correr porque tem de estar em forma para se sentir bem e participa nas actividades associadas como eventos e corridas, muitas vezes em família e com amigos. São pessoas que procuram uma solução eficaz e cómoda com resultados rápidos, para manter a sua vida activa cheia de exigências, não só profissionais como também pessoais. E a persona senior que quer estar em forma apesar da idade e continua a praticar running de forma a manter-se activa e participativa na sociedade.

CONQUISTAR ADEPTOS EM PANDEMIA

E se é verdade que o running se tornou moda há uns anos, também o é que ganhou muitos adeptos neste tempo de pandemia como uma prática saudável e económica, que cativa as massas.

Foi e continua a ser uma aposta para a marca TransAct® Lat, entre outras modalidades que apoia. Rui Rijo Ferreira explica: «Os praticantes desta modalidade têm uma maior probabilidade de ter dores musculares na prática corrente, lesões após uma prova, ou até em patologias mais crónicas que necessitam de tratamento eficaz para continuar a prática de uma forma saudável.» O responsável da Jaba Recordati salienta que é usual julgar-se que as dores musculares após o exercício físico são um sinal benéfico, indicador de que o treino foi intensivo, e que dele se obtêm resultados positivos (ganho de massa muscular, perda de peso, etc.). No entanto, estas dores causam desconforto e poderão interferir com as actividades diárias. Nesse contexto, o TransAct Lat privilegia os canais e eventos com que o seu público se identifica.

Foi assim que a empresa se associou ao território do running com a marca TransAct® Lat, apostando na campanha “Passa por cima da Dor”. Trata-se de uma campanha que apoiou muitas Corridas do Destak (Linha e Douro) com activações de marca.

“LIBERTA-TE DAS DORES MUSCULARES”

Em 2020, pelas contingências e toda a envolvência da pandemia da Covid-19, não se associaram a qualquer corrida com as marcas da Jaba Recordati. «A pandemia impactou muito esta actividade de uma forma positiva para a prática do mesmo, pois muitas pessoas iniciaram a experiência de correr ao ar livre como uma forma de liberdade, daí o mote para a Campanha de Comunicação 2020 TransAct® Lat, “Liberta-te das Dores Musculares”; por outro lado, foi menos positivo, pois não houve corridas organizadas condicionando a activação das marcas», recorda Rui Rijo Ferreira.

Mas em 2021 regressaram às corridas de Trail – Ganhar Destak, com as corridas da Costa Vicentina e de Oeiras, no mês de Outubro. A marca GuronEnergy® esteve presente no Trail das Mulheres (corrida Ganhar Destak) com uma acção de sampling entregue no levantamento do dorsal.

Actualmente, as marcas mais relevantes dentro da Jaba Recordati para a área do running são TransAct® Lat – dores musculares – e GuronEnergy® pelo seu posicionamento de Energia – um Boost de Energia antes de um treino ou uma prova. O director de Marketing defende que apenas através do conhecimento da verdadeira visibilidade do patrocínio, da notoriedade da marca/empresa, do reforço da imagem de marca/empresa e do resultado nas vendas é que uma empresa poderá decidir se opta, ou não, por usar este instrumento de comunicação.

Com a associação a esta modalidade, a Jaba Recordati acredita estar a reforçar os valores de uma marca de confiança: eficácia, comodidade e segurança. TransAct® Lat é uma marca que está presente nos momentos difíceis, de dor, mas também nos momentos bons, como os de concretização de objectivos, nomeadamente nas corridas a que os clientes se propõem fazer, estando lá na chegada à meta!

Daí que esteja nos planos da empresa consolidar parcerias como as Corridas Ganhar Destak no próximo ano, mas também aproveitar as múltiplas e variadas oportunidades que surgem no desporto e que procuram a Jaba para crescer: como o padel, a vela e o surf.

Os objectivos estão bastante claros para a empresa: por um lado, estar junto ao seu público-alvo; e, por outro, incentivar a prática de exercício físico, ou seja, ser percepcionada como uma Marca Saudável e de Bem-Estar.

CORRER PELO CORAÇÃO

A campanha “Correr pelo Coração” é dirigida a profissionais de saúde. Visa envolver os médicos com o propósito de dar o exemplo aos doentes, no que confere à prática desportiva, e, paralelamente, apoiar, através dos quilómetros percorridos, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC). Cada quilómetro “nas pernas” são 5 cêntimos para a fundação.

O director de Marketing lembra que a Recordati é uma companhia orientada para a área cardiovascular, e nesta fase de pandemia muitos foram os doentes que não tiveram acesso ao médico, prejudicando a evolução da patologia cardiovascular. Nesse sentido, sublinha, esta campanha visa chamar a atenção do médico para os seus doentes com patologia cardiovascular.

Paralelamente, a empresa tem a decorrer nas redes sociais uma campanha de alertas para os doentes #alertadecoração, que chama a atenção para os principais sintomas da doença cardiovascular e desafia o doente a procurar o médico.

«Com o somatório de ambas as iniciativas pretendemos trabalhar na vertente do médico e do doente, dando um enfoque especial às doenças cardiovasculares e às consequências de um evento, que, com acompanhamento adequado do médico e adopção do doente (alteração de estilo de vida, medicação, etc.), muitos dos eventos cardiovasculares podem ser evitados», explica.

Além disso, «para além de envolver os médicos na necessidade da prática desportiva, a campanha chama a atenção de que eles devem dar o exemplo aos doentes», comenta. É que, apesar de os médicos serem o target principal desta campanha, o desafio é através do médico chegar também ao doente e à necessidade da prática regular de exercício físico.

A monitorização dos resultados da campanha só será feita no final do ano (quando terminar a campanha alerta de coração), mas o responsável vai adiantando que tiveram 39 médicos registados no site Correr pelo coração com registo de quilómetros percorridos e o feedback (junto da equipa de vendas) de valorização da iniciativa. Paralelamente, conseguiram colocar o assunto na agenda de alguns órgãos de comunicação social com artigos da directora médica da Recordati, Thordis Berger, e de Manuel Carrageta (FPC), a chamar a atenção para a patologia cardiovascular e os benefícios da prática desportiva regular.


TRANSACT LAT® (FLURBIPROFENO)

Medicamento não sujeito a receita médica, indicado no tratamento sintomático das situações de inflamação musculoesquelética localizada. Deve ser interrompido aos primeiros sinais de rash, lesões mucosas ou outras manifestações de hipersensibilidade. Ler cuidadosamente as informações constantes do acondicionamento secundário e do folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consultar o seu médico ou farmacêutico. Jaba Recordati, S.A., Av. Jacques Delors, Ed. Inovação 1.2, Piso 0 – Taguspark, 2740-122 Porto Salvo; Tel. 214 329 500; Fax: 219 151 930; www.jaba-recordati.pt; NIF: 500492867


Este artigo faz parte do Caderno Especial “Running”, publicado na edição de Novembro (n.º 304) da Marketeer.

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