Bill Gates é o mais rico do mundo

bill gates_2De acordo com o Bloomberg Billionaires Index, o fundador e chairman da Microsoft, Bill Gates, regressou ontem ao topo do ranking dos homens mais ricos do mundo, destronando o dono da operadora mexicana América Móvil, Carlos Slim.

Segundo o ranking da agência Bloomberg, que é actualizado numa base diária, Bill Gates, 57 anos, tem uma fortuna avaliada em 72,7 mil milhões de dólares (cerca de 56,5 mil milhões de euros), mais 16% em relação ao ano passado. Numa altura em que as acções da Microsoft registam o valor mais elevado dos últimos cinco anos, o mentor da Microsoft regressa assim a um lugar que não ocupava desde 2007.

Já Carlos Slim, 73 anos, dono da maior operadora de telecomunicações do continente americano, viu a sua fortuna cair 14% em termos homólogos, para 72,1 mil milhões de dólares (56 mil milhões de euros). Este ano, o património de Carlos Slim já diminuiu em mais de três mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) desde que o Congresso do México aprovou uma lei que deve atenuar o domínio do magnata no sector das telecomunicações. O documento, apresentado em Março pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, impede que as operadoras daquele país tenham uma quota de mercado superior a 50%, obrigando-as a partilhar as suas redes. Ora, a América Móvel detém cerca de 80% do mercado mexicano de telecomunicações fixas e 70% do mercado de telecomunicações móveis, recorda a Bloomberg.

Com uma fortuna avaliada em 59,7 mil milhões de dólares (46,4 mil milhões de euros), o chairman do fundo de investimento Berkshire Hathaway, Warren Buffet, completa o pódio dos homens mais ricos do mundo.

Em quarto lugar surge o dono da cadeia espanhola Inditex, Amancio Ortega, que, com um património estimado em 56 mil milhões de dólares (43,5 mil milhões de euros), consolida a sua posição de homem mais rico da Europa.

O fundador do IKEA, Ingvar Kamprad, ocupa o quinto lugar, com uma fortuna estimada em 55,6 mil milhões de dólares (43,2 mil milhões de euros).

Ainda de acordo com o ranking Bloomberg Billionaires Index, os 100 homens mais ricos do planeta têm uma fortuna conjunta a rondar 2,1 biliões de dólares (1,6 biliões de euros).

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva